Categorias Notícias

Investimento em masternodes pode ser uma boa opção com mercado em baixa

Com a recente queda no mercado de criptomoedas, especialistas destacam que investir em masternodes pode ser uma opção, até mesmo de longo prazo, para aqueles que desejam continuar sua exposição ao mercado de criptoativos. Similar ao processo de mineração, mas com a dificuldade imensamente menor que a vista no BTC e no ETH, aplicações que envolvem alocação de poder computacional em nuvem para rodar estes nodes especiais, principalmente em projetos emergentes como ZCore e SmartCash, podem ser opções interessantes para hold visando uma retomada do mercado no curto e médio prazo.

Investir em masternode é um fenômeno relativamente novo no cenário das criptomoedas e, basicamente, consiste em comprar (holdar) determinada quantidade de moedas e executar o software que permite o funcionamento do masternode, este software pode ser instalado em um hardware próprio (lembrando que ele precisa estar conectado 24 horas por dia 7 dias da semana) ou por meio de poder de computação alugado, como em um serviço de hospedagem dedicado, VPS (Virtual Private Server) que, provavelmente, terá um tempo de atividade mais estável do que a conexão média de banda larga doméstica, além de significar uma economia significante de energia.

“Cada criptomoeda é sustentada por uma rede de dispositivos (nodes), os quais são responsáveis por manter todo o tráfego de dados realizado pelos usuários. Mas a função dos nodes, no contexto da rede de uma criptomoeda, não se resume a isso, pois os mesmos assumem também o importante papel de validar e propagar os blocos que são justamente os elos da blockchain (cadeia de blocos) na qual se fundamenta a própria criptomoeda, posto que é na blockchain que se encontra todo o histórico de transações ocorridas entre os usuários da criptomoeda, ou seja, quem pagou quanto a quem, e quando foi feito esse pagamento”, explica Otávio Lima, cofundador da ZCore.

“Ocorre que algumas criptomoedas, assim como a ZCore, desde o seu início, tem as suas redes estruturadas com masternodes, que são uma espécie de super nodes. Além de desempenhar as funções de um node normal, ou seja, a de manter uma cópia completa da blockchain e propagar e validar os novos blocos da mesma, com as novas transações realizadas, também disponibiliza aos usuários da rede as opções de transferências instantâneas e privadas (sigilosas), o que só pode ser oferecido por um servidor sempre ativo na rede, 24 horas por dia e 7 dias por semana, e ainda, contribui ativamente com o sistema de governança da criptomoeda, por meio de participação e voto em questões relevantes”, revela Erick Costa, desenvolvedor e fundador da ZCore.

Configurar um masternode é simples, como mostram alguns vídeos e tutorias e como revela Steven Krohn, especialista no mercado de criptomoedas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Um masternode pode ser um golpe de mestre para um sábio investidor em criptomoedas (…) [neste investimento] você ganha recompensas diárias, semanais ou mensais por sua participação na rede. Você ganhará continuamente essas recompensas enquanto estiver investindo no Masternode. Um investimento de masternode tem uma barreira de entrada elevada com uma política de punição rigorosa para minimizar a manipulação no comércio. Portanto, para começar, faça uma pesquisa séria antes de escolher a moeda para investir. Por fim, certifique-se de calcular o ROI para maximizar seus possíveis retornos”, destaca.

Com o intuito de ampliar a adoção de masternodes de criptomoedas em geral, Erick Costa tem trabalhado em diferentes ferramentas de integração, como a plataforma completa de criação e gestão de masternodes de múltiplas moedas em 1-click com pagamento integralmente em cripto, ZCore Masternodes System (ZMS), incluindo hospedagem VPS, dashboard, monitoramento dos nodes e notificações via e-mail, telegram e discord. A plataforma lançada há menos de quatro meses já conta com mais de 1.300 masternodes hospedados e 30 diferentes moedas para instalação de masternodes, dentre elas: ZCore, Smartcash, Bitcoin Incognito, Bettex Coin, BIT Money, Papel Coin e etc.

Dave Gutteridge, especialista do portal Investing in Blockchain, destaca também que não é necessário olhar apenas o ROI, mas qual o projeto de longo prazo e a participação da comunidade em apoiar o projeto cripto.

“Nesse sentido, é altamente recomendável que você não escolha apenas um token para executar um masternode baseado inteiramente no ROI. Idealmente, você está investindo no futuro da moeda e acredita em suas perspectivas, para que você tenha o cuidado de contribuir com sua voz votando conforme necessário. Dito isso, votar, quando isso acontece, deve ser um processo relativamente simples, portanto, após o obstáculo inicial de configurar um masternode, na maioria das vezes você deve ser capaz de relaxar e deixar seu servidor fazer o trabalho de gerar renda para você. Se você tiver hardware inativo e uma conexão de internet estável, os masternodes podem ser uma ótima maneira de usá-los. Uma lista de moedas que oferecem masternodes com estatísticas sobre o desempenho de seu ROI pode ser encontrada no site. No entanto, esteja ciente de que moedas com retornos promissores podem ser fundamentalmente instáveis ​​por diversas razões, e como os retornos são sempre pagos no token nativo, há sempre o risco de perder o investimento. Tal como acontece com todas as coisas no mundo das criptomoedas, faça sua pesquisa antes de se comprometer com qualquer tipo de investimento”, finaliza.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.