Categorias Notícias

Investidores em Bitcoin têm baixa alfabetização financeira, diz pesquisa

Uma pesquisa conduzida pelo Bank of Canada, o banco central do país, concluiu que pessoas canadenses que investem em Bitcoin (BTC) tendem a ter baixos níveis de alfabetização financeira enquanto estão expostos a níveis elevados de risco financeiro.

O levantamento também descobriu que os investidores da criptomoeda também tendem a ter um conhecimento maior de como a tecnologia Bitcoin funciona do que os não proprietários, como era de se esperar.

No entanto, quando tinham que responder questões gerais de conhecimento financeiro, os “bitcoiners” pontuaram menos.

Criptomoedas no Canadá

Conforme noticiado pelo jornal canadense The Globe and Mail, entre 2018 e 2020, cerca de 5% dos canadenses possuíam Bitcoin. O perfil dos investidores era, predominantemente, de homens jovens e educados com alta renda familiar. Apesar disso, o novo estudo descobriu que essas pessoas têm, também, baixa alfabetização financeira.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Por outro lado, o estudo mostrou que “os canadenses que são alfabetizados financeiramente são mais propensos a conhecer o Bitcoin [do que o canadense médio]. Mas menos propensos a possuí-lo”, disseram os pesquisadores.

De acordo com a pesquisa, cerca de metade dos proprietários de Bitcoin que responderam aos levantamentos relataram ter sido afetados por eventos negativos, como queda de preço, golpe ou violação de dados.

Mais precisamente, 18% disseram que sofreram uma queda de preço; 14% disseram que perderam o acesso às suas carteiras digitais; e 12% disseram que participaram de uma oferta inicial de moedas que terminou sendo uma farsa.

Adoção e risco financeiro das criptomoedas

O Banco do Canadá informou no relatório que acompanha a adoção de criptomoedas desde 2016. Seu objetivo é verificar como elas estão sendo usadas e se representam um desafio para o sistema financeiro atual.

As conclusões indicam que a maioria dos canadenses trata criptomoedas como investimento e não como meio de pagamento.

Apenas cerca de 15% dos proprietários de Bitcoin que responderam uma das pesquisas disseram que seu principal motivo para possuir o ativo era fazer pagamentos.

Por outro lado, a volatilidade dos preços das criptomoedas juntamente com o histórico de fraudes no setor – principalmente o colapso da exchange canadense QuadrigaCX – levantou algumas preocupações de estabilidade financeira.

Leia também: Mineradora de Bitcoin da Rússia é incluída na lista de sanções dos EUA 

Leia também: Binance divulga emoji que lembra suástica e é “cancelada” no Twitter

Leia também: Para evitar interferência russa, Irlanda quer proibir doações em Bitcoin para políticos

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.