A Binance divulgou um novo emoji para simbolizar sua marca e também a da Binance Coin (BNB). No entanto, o símbolo foi duramente criticado por causa de sua grande semelhança com a suástica, símbolo da Alemanha Nazista.
E o design não foi o único problema do emoji, mas também a sua data de lançamento na quarta-feira, 20 de abril. Afinal, esta foi a mesma data do nascimento de Adolf Hitler, líder da Alemanha Nazista e principal organizador do Holocausto.
O design e seu timing de lançamento tiveram uma forte repercussão negativa no Twitter, o que levou a Binance a se desculpar e remover o emoji da sua bio. Ao mesmo tempo, usuários da rede social aproveitaram para relembrar outras campanhas duvidosas lançadas pela exchange no passado.
Erro histórico
O lançamento ocorreu na quarta-feira (20), quando o emoji foi colocado no Twitter oficial da exchange. Ele traz quatro braços com quadrados nas pontas, que deveriam simular conexões de uma rede. No centro, dentro de um quadrado, está a logo tradicional da Binance.
Aparentemente, a equipe de marketing da Binance lançou o novo emoji sem considerar cuidadosamente como as pessoas podem interpretá-lo. E de fato a interpretação foi unânime, visto que a empresa foi praticamente “cancelada” no Twitter após a divulgação.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Inicialmente, o ícone polêmico aparecia sempre que alguém digitava a hashtag #binance no Twitter. Ao perceber o erro no design, a Binance logo tratou de apagar o emoji e trocá-lo. Dessa forma, o novo ícone é um globo terrestre com a logo da exchange gravado em seu interior.
Diante da repercussão negativa, a Binance se justificou a respeito do caso. Sem se desculpar pelo erro, a exchange confirmou a remoção do ícone e sua troca.
“Bem, isso foi obviamente realmente embaraçoso. Não temos certeza de como o emoji passou por várias camadas de revisão sem que ninguém perceba, mas imediatamente sinalizamos a questão e removemos o emoji. O novo design está sendo lançado enquanto escrevemos”, disse a exchange.
Well that was obviously really embarrassing.
We’re not sure how that emoji got through several layers of review without anyone noticing, but we immediately flagged the issue, pulled it down, and the new emoji design is being rolled out as we speak.
— Binance (@binance) April 20, 2022
Polêmica com a suástica
Em sua origem, a suástica é um símbolo místico encontrado em muitas culturas e religiões em tempos diferentes. Antes de sua adoção pelo nazismo, o símbolo era cultuado pelos índios Hopi aos Astecas, dos celtas, budistas, gregos, e sobretudo os hindus. O símbolo possui registros de 5 mil anos atrás.
No entanto, a imagem que tornou a suástica infame foi criada por Adolf Hitler nos anos 1920 e se tornou símbolo do nazismo. Esta suástica tem os braços apontando para o sentido horário, ou seja, indo para a direita. Durante os anos de poder do Terceiro Reich, a suástica virou um símbolo da “identidade ariana”, a raça pura defendida pelos nazistas.
Deixando o fato ainda mais “embaraçoso”, o emoji foi lançado no aniversário de Hitler. A data de 20 de abril também é um dia importante para usuários de cannabis, por causa do número 420 (a data se escreve 4/20 no formato estadunidense).
Este não foi o primeiro caso polêmico envolvendo a Binance e o regime nazista. Usuários relembraram uma campanha realizada em 2017, onde a exchange realizou uma distribuição do token Gas. Na foto, a exchange coloca a sigla GAS em destaque dentro de uma Estrela de Davi.
A estrela é o símbolo da religião judaica, e a presença da sigla fez alusão às câmaras de gás utilizadas para executar cerca de 6 milhões de judeus no Holocausto. É claro que o anúncio foi visto como de extremo mau gosto e desrespeito aos judeus. O tuíte original foi removido, mas a imagem permanece.
It is real. The tweet is still up. pic.twitter.com/Oyz629bfqB
— gainzy (@gainzxbt) April 20, 2022
Leia também: Preço do BNB se prepara para alta, diz especialista
Leia também: Coinbase lança versão beta de sua plataforma de NFTs
Leia também: Para evitar interferência russa, Irlanda quer proibir doações em Bitcoin para políticos