Notícias

Investidores de criptomoedas apostam no longo prazo, revela Binance

Uma pesquisa da Binance revelou grandes mudanças sobre os investidores de criptomoedas. Analisando o período entre 2017 e 2020, dados interessantes foram anotados.

Primeiro, o número de investidores quase quintuplicou em três anos. Além disso, a maior parte deles está investindo com valores que eles podem perder.

Ainda, a maioria dos investidores acredita em criptomoedas como investidores a longo prazo, sendo a principal razão da crença “falta de confiança no sistema financeiro”.

Amadurecimento do mercado

Primeiro, a Binance abre o “Global Crypto Index” falando sobre o crescimento de investidores. Em 2017, investidores de criptomoedas ao redor do mundo totalizavam 5,8 milhões.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No terceiro trimestre de 2020, os investidores de criptomoedas já somavam 101 milhões.

Dados do estudo da Binance. Fonte: Binance

De acordo com a exchange, foram entrevistados 61 mil usuários de criptomoedas em 178 países.

Cerca de 55% pessoas acreditam nas criptomoedas como um investimento de longo prazo. Desses investidores, cerca de 38% deles desconfia do sistema financeiro atual.

Ademais, o Bitcoin é o queridinho dos portfólios. Cerca de 65% dos investidores possuem Bitcoin, detendo em média de 1% a 20% em BTC.

Embora haja uma grande desconfiança em relação a instituições (17 de 20 mercados possuem menos de 50% de confiança), a confiança em criptomoedas é quase absoluta. De todos os investidores, um total de 97% confia nas criptomoedas.

Porém, essa confiança não se aplica a stablecoins. Dos entrevistados, cerca de 78% prefere usar dinheiro fiduciário para investir em vez de stablecoins.

Guardando as criptomoedas

A maior parte dos investidores são HODLers. Ou seja, compram criptomoedas e guardam para o longo prazo. De todos os casos apresentados, cerca de 39% dos investidores acreditam em guardar visando o longo prazo.

Outros casos de uso muito utilizados são staking e pagamentos, com respectivamente 22% e 11% dos investidores utilizando.

O principal motivador da adoção é a expectativa de uso futuro.

Ásia e DeFi

A área de finanças descentralizadas, ou DeFi, recebe muita atenção no sudeste asiático. Mais de 52% dos usuários usam aplicações descentralizadas, também conhecidas como dApps.

Enquanto isso, os usuários da China são os menos propensos a acreditarem em DeFi.

De qualquer forma, é o uso de dApps que impulsiona o uso de DeFi como um todo.

Segredo para exchanges

A pesquisa ainda revelou o que os usuários mais observam em exchanges. A maior parte valoriza segurança, com 28% investidores prezando pela característica.

Seguindo de perto vem interface e usabilidade, sendo escolha de 25% dos investidores. Por fim, o número de pares é fator decisivo para 23% dos usuários.

Contudo, um dado preocupa. De todos os investidores entrevistados, cerca de 60% deles guardam criptomoedas nas exchanges. São cerca de 600 mil investidores com risco de perder suas criptomoedas.

Um ditado conhecido na esfera das criptomoedas é: “exchange não é carteira”. Caso a exchange deixe uma brecha de segurança e seja hackeada, usuários possuem grandes chances de perderem suas posses.

Desta forma, um trabalho educacional sobre segurança ainda se faz necessário.

Leia também: Bitcoin recebe em janeiro mais aportes que seu valor de mercado em 2017

Leia também: Ben Armstrong recomenda atenção a 9 criptomoedas em 2021

Leia também: Exclusivo: representante da Maker fala sobre ramo de DeFi para 2021

Leia também: Investidores de ICOs alemãs sofreram perdas de até 90%

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.