Colunistas

Inverno Cripto – Já chegamos no fundo?

O mercado cripto passa por altas e baixas desde seu surgimento e isso é um processo natural da precificação de um ativo, mesmo que seu fundamento seja sólido – como o do Bitcoin. Recentemente, os preços dos criptoativos tem se tornando mais correlacionados aos ativos do mercado tradicional, o que nos faz compreender que muitos dos traders mais “tradicionais”, aderiram ao mercado cripto. Isso não implica em dizer que o mercado cripto não possua influências próprias que pode gerar um descaso com o comportamento geral de mercados e de ativos.

Um bom exemplo de um influência interna do mercado cripto, foi o projeto Luna que acabou jogando o mercado cripto para baixo. O projeto Luna, basicamente, sofreu com um descasamento de prazos, que levou a perceber o que demandante de seus serviços superariam, em muito, os ofertantes, o que leva a confundir o algorítimo levando, assim, o projeto a ruína.

Este não foi o único golpe que o mercado cripto levou. A 3 Arrows Capital também prejudicou muito o mercado, com cifras astronômicas. O fundo chegou a dever U$3,5 bilhões aos credores. O incidente com a Three Arrow Capital ocorreu anterior ao desastre da LUNA.

Somado esses dois casos, nós tivemos a FTX, que, ao que tudo indica, emprestava dinheiro com fundo de seus clientes. A empresa teve um crescimento gigantesco e apesar de se demonstrar sólida, a prática – muito comum no mercado tradicional – de direcionar fundos de clientes para projetos alheios, demonstrou a fragilidade dessa solidez.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Todos esses acontecimentos nos mostram o quão vital é nos mantermos ao fundamento mais importante do Bitcoin: a descentralização.

A prática de manter seus fundos em exchanges já é perigosa, porém, mantem só em uma, é ainda mais. O gerenciamento de risco, para quem não tem interesse em manter fundos em carteiras próprias, deve ser crucial, para que seus fundos não fiquem preso em uma exchange caso ela venha a se mostrar insolvente.

Todos esses acontecimentos levam a compreensão de que o inverno cripto já chegou em baixíssimas temperaturas, mas ainda é muito cedo para se falar em um “aquecimento”. Especialistas apontam que no meio de 2023, há uma grande possibilidade de reversão de tendência, mas com a necessidade de uma reversão, também, na economia em geral que agora é incorporada pelo Bitcoin.

Isso e muito mais você pode assistir no Debate Descentralizado que aconteceu neste domingo, 04/12/2022.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Leia também: CoinMarketCap e Wombex lançam airdrop de ano novo com mais de R$ 150 mil em prêmios

Leia também: Investidor diz que essas 4 criptomoedas vão a zero. Será? 

Leia também: Ledger contrata criador do iPod para projeto de nova hardware wallet

Compartilhar
Rodrigo Digital

Sou Entusiasta de Criptomoedas e Blockchain e reporter de noticias cripto no canal Dash Dinheiro Digital no Youtube, Palestrante e MC em conferências e Diretor da serie de documentarios: Venezuela, Colombia e Suica: A revolucao das criptomoedas.

This website uses cookies.