Categorias Notícias

Índice Ibovespa contará com mais sete ações a partir desta segunda-feira (6)

Entrou em vigor nesta segunda-feira (6) a terceira prévia do Ibovespa (IBOV), principal índice de ações brasileiro. De acordo com a B3, sete novas ações entraram no índice, cuja nova prévia valerá até 30 de dezembro de 2021.

Com isso, estreiam no IBOV os seguintes papéis: Alpargatas PN (ALPA4); Banco Inter PN (BIDI4); Banco Pan PN (BPAN4); Meliuz ON (CASH3); Rede D’Or ON (RDOR3); Dexco ON (DXCO3) e Petz ON (PETZ3).

De acordo com a B3, agora o IBOV conta com 91 ações de 84 empresas diferentes. Isto ocorre porque algumas empresas, como a Petrobras, por exemplo, possuem mais de um tipo de ação.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Entenda as prévias do IBOV

O IBOV é composto pelas ações com maior liquidez na B3, ou seja, o principal critério é o volume de negociação. De maneira geral, a B3 realiza três prévias do índice ao longo do ano. A primeira prévia, no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira em vigor, enquanto as segunda e terceira prévia ocorrem no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira.

Por fim, a terceira prévia é divulgada sempre no penúltimo pregão de vigência da carteira em vigor. Isso significa que as ações escolhidas foram as mais negociadas ao longo dos últimos quatro meses. Mas existem outros critérios para uma empresa fazer parte do IBOV, como:

  • os papéis precisam estar presentes em pelo menos 95% dos pregões do último ano;
  • o volume financeiro dessas ações deve ser de, no mínimo, 0,1% do volume total negociado no período;
  • as ações não podem pertencer a empresas empresas em recuperação judicial nem ser uma chamada penny stock (com cotação abaixo de R$ 1).

Caso alguma ação perca esses critérios ou torne-se uma penny stock, ela é removida do IBOV na prévia seguinte. Muitas empresas outrora grandes, como a petrolífera OGX e a operadora de telefonia Oi, chegaram a fazer parte do IBOV, porém foram retiradas após caírem no terceiro critério.

Em conclusão, a B3 também divulgou as empresas com maior peso no índice: Vale ON (14,222%), Itaú Unibanco PN (6,319%), Petrobras PN (5,255%), Bradesco PN (4,611%) e Petrobras ON (4,049%). No total, os cinco papéis respondem por 34,456% do IBOV.

Além do Brasil, o IBOV é negociado em mais oito mercados e de três formas diferentes.

Leia também: Bitcoin pode valorizar 250% após novo fechamento semanal, diz analista 

Leia também: Brasileiros pretendem adquirir US$30 em Bitcoin no dia 7 de setembro

Leia também: Projeções sugerem alta de até 80% para Cardano, Chiliz e Stacks

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.