Economia

Índia: Banco Central pede proibição total das criptomoedas

Mais uma vez, autoridades da Índia estão expressando sua aversão às criptomoedas. Durante o evento Business Today Banking and Economy Summit, Shaktikanta Das, governador do Reserve Bank of India – o banco central do país – pediu o banimento geral dos ativos digitais no país.

“As criptomoedas deveriam ser banidas, dado seu valor não subjacente no mercado. Assim como todo ativo, todo produto financeiro vem com algum valor subjacente. Portanto, o valor de cripto tem como base o fator ‘faz de conta’”, disse Das. “Cripto é uma forma de jogo sem nenhum valor subjacente. Nada mais é do que um mundo 100% especulativo”, completou.

Reportagens de portais indianos destacam que o banco central da Índia tem sérias preocupações com as criptomoedas. Isso porque eles acreditam que o Bitcoin (BTC), o Ether (ETH) e outros ativos digitais podem causar “instabilidade financeira”. Das também afirmou no evento realizado na última sexta-feira que se a Índia permitir a negociação de criptomoedas, o RBI provavelmente falhará no monitoramento das transações”.

“Cripto mascarado como um ativo financeiro é um argumento completamente equivocado”, disse Das.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

BC da Índia: criptomoedas são jogos de azar

O governador do RBI também enfatizou que as imprevisíveis e altas flutuações de preços no mercado de moedas digitais tornam o investimento nelas uma aposta. Portanto, para ele, criptomoedas são como os jogos de azar – que são proibidos no país.

“O nosso país não promove jogos de azar. E, se as pessoas ainda quiserem continuar investindo nisso, que se estabeleça regras rígidas para isso”, afirmou. “Cripto não é um produto financeiro, mas puro jogo.”

O governador do banco central da Índia também expressou suas preocupações com a dolarização que as criptomoedas proporcionam. Segundo ele, o aumento da dolarização “pode agir contra o interesse soberano do país”.

Embora o Banco Central da Índia seja contrário às criptomoedas, o país ainda não possui uma estrutura regulatória para esse mercado. Mas o governo tem trabalhado em uma lei para regular o setor.

Índia avança com projeto de CBDC

Por outro lado, Das se declarou a favor das moedas digitais do banco central (CBDC), às quais expressou seu apoio chamando-as de “o futuro do dinheiro”. O país vem avançando com seu projeto de CBDC e, em novembro do ano passado, a Índia lançou um programa piloto para testar a sua moeda digital em larga escala em colaboração com nove bancos.

Conforme noticiou o CriptoFácil, durante as primeiras horas do programa piloto, vários bancos do país utilizaram a moeda digital apoiada pela Mint Road para liquidar quase 50 transações de títulos do governo indiano com um valor de R$ 170 milhões.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.