Categorias Notícias

Importante banco do Japão lançará stablecoin baseada no iene no próximo mês

O Mizuho Financial Group, gigante do setor bancário do Japão, lançará sua stablecoin baseada no iene, moeda local japonesa, para pagamentos e serviços de remessa em 1º de março, informou o jornal financeiro local Nikkei Asian Review, nesta quinta-feira, 21 de fevereiro.

Em uma parceria com cerca de 60 instituições financeiras congêneres – que juntas contam com 56 milhões de contas de usuários – a nova plataforma de moeda digital “J-Coin” da Mizuho relacionará diretamente as contas bancárias existentes às carteiras digitais, conforme mostra o artigo publicado pelo site Cointelegraph.

O Mizuho Financial Group é uma holding bancária pública que registrou mais de US$1,8 trilhão em ativos totais em 31 de dezembro de 2018.

A moeda será controlada por um aplicativo móvel dedicado, chamado J-Coin Pay, usando QR codes no check-out para concluir os pagamentos de varejo. De acordo com o Nikkei, a moeda será uma stablecoin digital fixada ao preço de 1 iene (cerca de US$0,01) por unidade, e as transferências entre contas bancárias e carteiras J-Coin terão taxas zero.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Tatsufumi Sakai, CEO do Mizuho​​, disse que “a chegada de todos esses novos participantes ao espaço de pagamentos digitais está corroendo a noção de que os serviços de pagamento são fornecidos por instituições financeiras”.

De acordo com o Nikkei, possíveis usuários da J-Coin não serão obrigados a passarem por verificações de crédito e o serviço estará aberto também a usuários com menos de 18 anos. As carteiras J-Coin também servirão uma faixa mais flexível de pagamentos e serviços de remessa do que as tradicionais contas bancárias – com opções para os colegas dividirem as contas ou para os membros da família transferirem dinheiro para o bolso.

Em uma tentativa de estabelecer a plataforma com os players do setor de varejo, a Mizuho está atualmente negociando com a loja de conveniência FamilyMart, bem como com a varejista de eletrônicos Bic Camera e com a empresa de transporte East Japan Railway. Seu objetivo é integrar um mínimo de 300.000 lojas e inscrever pelo menos 6,5 milhões de usuários em poucos anos.

Como o Nikkei observa, apesar da ampla base de usuários e da aliança de 60 membros do mega banco, o alcance de seus usuários-alvo ainda está aquém dos atuais 79 milhões de usuários japoneses do aplicativo de mensagens Line. O Line Pay, além disso, já é supostamente suportado em 1,3 milhões de lojas.

O Mizuho está, portanto, supostamente buscando uma estratégia de parceria com o Alipay Alibaba para ajudar o J-Coin Pay a ganhar força com as lojas. Ele também planeja cobrar dos comerciantes taxas de transação mais baixas do que os serviços de cartão de crédito, que normalmente variam entre 2% e 5%.

Leia também: Gigante de tecnologia do Japão confirma lançamento de stablecoin baseada no iene ainda em 2019

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.