Categorias Notícias

Impacta é o primeiro centro educacional do Brasil a integrar blockchain para validação de diplomas

O Grupo Educacional Impacta anunciou a integração da blockchain para validação de diplomas emitidos pela instituição.

A aplicação de blockchain, que é amplamente utilizada em Dubai por meio da startup Educhain, ainda não havia sido implementada em nenhuma instituição brasileira. No entanto a plataforma utilizada pela Impacta é diferente da utilizada pelo país árabe e utiliza uma “medalha virtual”, chamada de Badge, que outorga ao documento (diploma ou certificado) validade de dois anos, podendo ser renovado.

“Cada certificado digital emitido origina um único código de autenticação com o padrão open badge – além de um código (hash) na rede blockchain”, explica Marcelo Botelho, diretor de operação do Grupo Educacional Impacta.

Segundo a Impacta, com o Badge, o estudante poderá compartilhar, em suas redes sociais ou até mesmo na assinatura de e-mail, os certificados de seus cursos realizados.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Possibilitando a verificação e comprovação dos conhecimentos adquiridos durante o curso, o uso do badge deverá se tornar um importante instrumento para empresas atestarem o conhecimento de seus candidatos”, diz o comunicado.

Além de ser um diferencial para o aluno, Botelho acredita que a ferramenta trará um novo marco em um mercado de trabalho que sofre com a dificuldade de comprovar conhecimentos e habilidades dos candidatos adquiridos em tantos cursos disponíveis atualmente.

“Além de levar o nome da Impacta, as certificações exibidas nos meios digitais garantem destaque aos alunos que passam a integrar o mercado e facilitam a vida dos recrutadores”, disse.

A Impacta não forneceu mais detalhes de como será este processo de “renovação” da documentação disponibilizada na blockchain, nem em qual plataforma a aplicação foi desenvolvida, porém destacou que,

“Entre as organizações responsáveis por definirem e manterem os padrões tecnológicos de aplicação das medalhas virtuais estão: European Badge Alliance (EBA), Badge Alliance, Badge The World e Mozilla OpenBadges. A Brasil Open Badge, inclusive, está associada ao Mozilla OpenBadges.”

Leia também: Impleum anuncia sua plataforma blockchain de código aberto

Leia também: Importante alteração na legislação da Estônia favorece empresas de Bitcoin no país

Leia também: ImmVRse pretende se tornar a principal plataforma de compartilhamento de conteúdo de Realidade Virtual na próxima década

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.