Colunistas

Imobiliária ou Construtora: Por qual delas comprar a casa própria?

Ter a casa própria e autonomia sobre o que fazer com ela é o sonho de muitas pessoas e há alguns caminhos para seguir e conquistar esse objetivo, como por exemplo o de comprar por meio de uma imobiliária ou uma construtora.

Por vezes, na hora de decidir sobre um imóvel, as pessoas acabam escolhendo opções financeiras de longo prazo, como é o caso do aluguel. Além disso, quando o assunto são contas e planejamento, não é a prioridade delas esperar tanto tempo para ter a segurança e aconchego de uma casa própria.

Assim é possível entender que a prioridade neste caso, nem sempre é economizar ou investir, mas é encontrar a melhor forma de conquistar a casa própria e há empresas com diferentes modelos de negócios, dispostas a oferecer um serviço que estejam adequados com a sua prioridade, com o tempo que você quer estar na sua casa e claro, de acordo com a melhor forma disponível para você pagar.

Família segura e feliz na casa própria / Fonte: Mensagens com Amor

Esses modelos de negócios são os que estão inseridos em uma imobiliária e em uma construtora. É possível comprar por meio delas, mas saber as diferenças e em qual delas vale mais a pena você comprar a sua casa, você pode descobrir agora!

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

É importante lembrar que para você decidir em qual delas comprar deve levar em conta as suas prioridades pessoais e se elas se encaixam com as suas finanças atuais, ou com o seu planejamento financeiro.

Diferenças entre imobiliária e construtora

Para saber como cada uma pode influenciar na sua compra, é preciso saber como elas funcionam e as diferenças entre elas, mas é válido deixar claro que elas serem diferentes não significa não terem relação uma com a outra.

Projeto em prática / Fonte: Tarjab

Construtora

Em uma construtora a responsabilidade e funções é executar o projeto preparado anteriormente por uma incorporadora.

Esses dois tipos de negócios do mercado de imóveis têm uma grande relação uma com a outra, principalmente porque uma depende do trabalho da outra e também porque uma construtora também pode realizar as funções de uma incorporadora.

Independente de uma construtora ser ou não uma incorporadora , ela precisa seguir o planejamento primário que é colocar em prática o trabalho feio pela equipe de uma incorporadora.

Basicamente a incorporadora irá investir no negócio, encontrar um terreno, preparar o projeto com engenheiros, arquitetos e designers de interiores, ela cuida da parte teórica e administrativa.

Agora a construtora realiza as obras do projeto de acordo com os prazos e quaisquer outras questões que estejam no acordo ou contrato.

Então a mão-de-obra e a terceirização de empresas com um segmento específico na área de construção, é dever de uma construtora.

Se observar bem, o mais comum de acontecer é encontrar construtoras que já tem a sua própria equipe que exercem as funções de uma incorporadora, vai além do primeiro passo que é o planejamento de tudo e fazem o trabalho completo.

Corretor em nome da imobiliária avaliando imóvel/ Fonte: inGaia

Imobiliária

Já a imobiliária não está envolvida no projeto do imóvel ou na construção dele. Ela é a empresa responsável pela comunicação com o cliente, proprietário de um imóvel e até mesmo com os bancos para a questão de pagamento e negociação do imóvel.

O proprietário do imóvel pode ou não ser uma construtora e isso leva ao fato de que depende da imobiliária e dos corretores de imóveis.

Ela foi feita para atender principalmente o cliente, é por meio de uma imobiliária que as pessoas encontram imóveis tanto para a venda quanto para o aluguel.  Outra situação é que nem sempre o imóvel é para o uso de moradia, às vezes é para a pessoa montar algum negócio físico.

É a imobiliária que cuida do processo da venda do imóvel, são os profissionais e a equipe dela que analisam o projeto até o resultado final do imóvel para definir o preço dele.

São profissionais especializados que personalizam o processo de compra de acordo com as suas necessidades e circunstâncias, a ideia é eles entenderem você e negociar o valor com o proprietário e dependendo da estratégia usada, negociar até mesmo com o banco para conseguir o melhor negócio para você.

Corretor de imóveis e cliente / Fonte: Blog Moving Imóveis

Características do processo de compra

Quando um cliente compra um imóvel pela construtora, ele tem a possibilidade de pagar um valor mais baixo. Isso porque, por vezes, a venda começa antes mesmo da construção do prédio ou da casa. Com isso, a valorização dele se torna muito maior ao longo do tempo e quando o empreendimento estiver pronto, ele estará valendo muito mais do que antes.

Pode-se levar em consideração que comprar direto com a construtora é mais barato, mas se falar em questão de segurança na compra, pode não ser a melhor opção pois você pode ter problemas burocráticos que te façam até mesmo precisar gastar mais dinheiro.

Agora comprar com uma imobiliária pode se tornar a melhor opção até mesmo financeiramente, afinal, você tem os profissionais que entende de negociações e ele pode fazer uma de acordo com o que você precisa.

Você terá segurança na compra e um profissional que tem o dever e a experiência em encontrar o melhor negócio, forma de pagamento, lidar com burocracias, o que fará facilmente por estar acostumado.

Qual vale mais a pena?

Financeiramente, comprar diretamente com a construtora é mais em conta, mas como outras coisas estão envolvidas nisso, não significa que você possa pesquisar o mercado e encontrar uma forma da imobiliária negociar por você um valor que também seja vantajoso para você.

A imobiliária vai encontrar a casa que você quer, você não precisará esperar tanto tempo para a mudança, pois a casa ou apê já estará pronto, a empresa também saberá negociar com o banco em casos de financiamento. Com ela você encontra grande possibilidade de sair em vantagem financeiramente e com segurança de um negócio que coloca em jogo o seu lar.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Leia também: Thetan Arena lança programa acelerador de guilda

Leia também: Terra (LUNA) pode saltar 70% se ultrapassar nível-chave 

Leia também: Spotify busca especialistas em Web3 e pode integrar blockchain 

Compartilhar
Estoa Research

A Estoa é uma plataforma de notícias e a nossa missão é trazer aos leitores informações de qualidade sobre temas relacionados à economia, mercado financeiro, finanças pessoais e educação financeira.

This website uses cookies.