Notícias

IBM usa Blockchain para negociar petróleo

Agora é a vez da IBM juntamente com alguns bancos estrangeiros a investirem na tecnologia do Blockchain.

Aproveitando a descentralização da informação, e a alta confiabilidade para realizar e validar negócios, desta vez alguns poucos passos foram dados no setor de comércio de petróleo bruto nos Estados Unidos.

Uma corretora de commodities de singapura chamada Trafigura e o banco francês Natixis juntam-se à IBM nesta solução inovadora, onde eles alegam ser a primeira solução blockchain no mercado de trading de commodities voltada para o setor de petróleo bruto dos EUA.

A IBM usou a plataforma baseada em blockchain usando o código do Hyperledger Fabric da Linux Foundation, resultado do esforço colaborativo interprofissional, com o codinome de Projeto Hyperledger.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Digitalização dos papeis

A plataforma permite a gravação imutável de documentos comerciais, atualizações de remessas, status de pagamento e entrega a serem compartilhadas em um único registro que mantém a participação de todas as partes na transação comercial. Essencialmente, o comprador, o vendedor e seus respectivos financiadores (bancos) poderão visualizar e compartilhar dados em tempo real sobre o status da transação.

O objetivo é substituir os processos manuais pesados ??que hoje são em “papel” com fluxos de trabalho baseados na blockchain para melhorar a transparência e o compartilhamento de dados”, afirmou Rodney Malcom, diretor financeiro da Trafigura na América do Norte. “Com esta tecnologia distribuída, todos os participantes da transação na rede são atualizados simultaneamente com um registro que não pode ser alterado ou adulterado. Cada mudança ou nova transação imediatamente cria um novo registro compartilhado.

Contudo a indústria do comércio de petróleo é tradicionalmente lenta em adotar mudanças ou digitalizações, exigindo assim fluxos de trabalho complexos no processo, além de que o papel é vulnerável, suscetível a adulteração e principalmente permissivo à erro manual.

Benefícios do Blockchain

Com uma plataforma de negociação comum usando o blockchain, a IBM vê uma série de benefícios, incluindo aumentar a eficiência em meio a custos mais baixos de menos intermediários nas transações. Além disso, o aumento da transparência também reduzirá a ameaça de adulteração de documentos e fraudes, ao mesmo tempo em que reduz consideravelmente os tempos de transação.

Arnaud Stevens, o chefe de energia e commodities globais de Nova York da Natixis, afirmou:

“O processo atual usa papel e mão-de-obra de maneira intensiva, temos diversos ponto de atrito com altos custos de processamento e isso limita a automação do processo. A tecnologia de contabilidade distribuída traz uma inovação muito necessária para nossa indústria.”

Enquanto os testes nos processos demonstraram o sucesso dos registros compartilhados entre o comprador, o vendedor e seus bancos, a IBM tem planos de expandir a interação entre todas as partes em uma transação de comércio de petróleo para inserir dados diretamente no blockchain.

“Por exemplo, a companhia de navegação, o operador de pipeline, o inspetor ou o armazém podem fornecer atualizações de status em tempo real através do blockchain fornecendo assim informações para as transações de petróleo bruto, ajudando a reduzir o risco de transações fraudulentas”, explicou a IBM em um comunicado à imprensa.

Transformando o Mercado Financeiro

Embora este esforço específico seja atualmente somente para o mercado de comércio de petróleo bruto dos EUA, um esforço similar já realizou uma transação comercial envolvendo um carregamento de carga de petróleo contendo petróleo bruto africano, vendido à ChemChina, uma gigante petroquímica chinesa. O teste da blockchain foi revelado pela gigante suíça Mercury em janeiro, em colaboração com o banco holandês ING e o banco francês Société Générale. A transação provou ser bem sucedida e os bancos desde então revelaram negociações com outros comerciantes globais para conduzir o financiamento do comércio ao longo de um blockchain.

A “indústria” financeira poderia ostensivamente tornar-se um dos primeiros casos de uso da tecnologia blockchain em áreas além do setor bancário.

Os esforços notáveis para a aplicação da inovação subjacente do bitcoin no setor incluem aqueles que tomam forma nos hubs de negociação globais de Dubai e de Hong Kong.

O Blockchain é o futuro quando falamos de confiabilidade, e isso só realça o quanto o Bitcoin é forte e tende a sempre crescer e por consequência tornar-se mais atrativo e por conseguinte mais caro.

Leia também: IBM se inspira na ONU e desenvolve ajuda humanitária em blockchain

Leia também: Ibope revela que os brasileiros optam cada vez mais por pagamentos digitais

Leia também: IBM registra nova patente de blockchain focada em veículos autônomos

Compartilhar

This website uses cookies.