Categorias Notícias

Herança digital: mudanças no código civil prevê herdeiros de criptomoedas

Após meses de debates e reuniões, uma comissão de juristas, liderada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), começa a discutir esta semana o relatório final e uma minuta de projeto para reformar o Código Civil brasileiro.

Entre os temas abordados, está a inclusão de criptomoedas no contexto da herança digital. O projeto prevê ainda a inclusão de outros tipos de valores digitais, como programas de milhas aéreas e até senha de redes sociais.

O Código Civil, vigente desde 2003, tem sido alvo de discussões sobre a necessidade de atualização há algum tempo. No entanto, apenas em agosto de 2023, foi instituído um grupo para estudar e propor alterações no código, que regula as relações entre pessoas jurídicas e físicas no país.

Reconhecimento da “herança digital”

Uma das propostas em destaque é o reconhecimento da herança digital. Essa proposta abrange não apenas criptomoedas, mas também senhas de carteiras virtuais e de acesso a plataformas de negociação. Além disso, são incluídos os dados de redes sociais e programas de fidelidade, como as milhas aéreas (Smiles ou Livelo, por exemplo).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Embora esse conceito exista atualmente, ainda não está formalizado em lei. A possível aprovação dessa mudança representaria um marco na legislação brasileira.

No caso das criptomoedas, as novas regras tenderiam a agilizar o processo de herança, especialmente para contas em plataformas de negociação e exchanges. Contudo, para carteiras individuais, a única forma de acesso seria através do compartilhamento das senhas em testamento. Caso contrário, não haveria outros meios legais para a transmissão desses ativos aos herdeiros.

Além disso, o novo código estipula que representantes ou herdeiros podem solicitar a exclusão dos perfis nas redes sociais do falecido, a menos que haja uma vontade expressa em contrário. Caso não haja representante legal, os perfis serão excluídos após 180 dias.

Dificuldades frente a falta de regulamentação

A complexidade da herança de criptomoedas reside na ausência de regulamentação específica e na natureza descentralizada da tecnologia blockchain. A falta de controle sobre ativos digitais pode dificultar o acesso dos herdeiros, especialmente quando as carteiras são mantidas de forma privada e descentralizada.

Compartilhar
Ana Eiterer

Ana Eiterer, é uma Editora e Redatora Sênior na CriptoFácil desde Agosto de 2021. Ela desempenha um papel vital na produção de conteúdo atualizado sobre o universo das criptomoedas. Ela se destacou na pesquisa de mercado, edição de artigos e gestão de equipe, contribuindo para um aumento significativo na qualidade e no alcance do conteúdo publicado. Com formações em Marketing Digital Estratégico, Estratégias em Gerenciamento de Crises, e Ciências Médicas, Ana aplicou sua diversificada base educacional para impulsionar a visibilidade do CriptoFácil, empregando estratégias de conteúdo e SEO eficazes. Sua liderança e habilidades analíticas fortaleceram a posição do portal como referência confiável no setor de criptomoedas.

This website uses cookies.