Notícias

Hash rate do Bitcoin Cash despenca quase 70% após halving

Após o tão aguardado halving do Bitcoin Cash, o hash rate da rede despencou abruptamente em quase 70%, em menos de 24h, resultando em longas horas de espera para a confirmação de transações.

Segundo dados fornecidos pela 2Miners, o hash rate do BCH caiu de 6,27 exahashes por segundo (EH/s) para 1,91 EH/s em apenas um dia e meio, representando um retrocesso de 69,5%. Esta queda significa que uma grande parcela dos mineradores abandonou a rede devido à redução da rentabilidade da mineração de BCH causada pelo halving.

O halving, que ocorreu em 3 de abril, reduziu pela metade a recompensa por mineração do Bitcoin Cash, de 6,25 BCH para 3,125 BCH, seguindo o mesmo modelo do Bitcoin.

Bitcoin Cash, originado em 2017 devido a desentendimentos na comunidade Bitcoin, viu seu tempo de processamento de transações aumentar para mais de 140 minutos devido à desconexão dos mineradores e à consequente queda no hash rate.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Bitcoin Cash

Apesar da queda no hash rate, o preço do BCH teve uma leve recuperação desde 4 de abril. A criptomoeda registrou um aumento de 3%, sendo negociada a USD 692,7 no momento deste relatório, de acordo com a CoinMarketCap.

Desenvolvedores como Peter Todd alertaram para o fato de que a situação do hash rate no BCH “não é uma boa indicação”. Todd até mesmo sugeriu que um cenário semelhante poderia ocorrer com o Bitcoin durante seu próximo halving, previsto para 20 de abril de 2024.

Apesar de ser menos provável no Bitcoin devido à dependência das taxas de transação, Todd ressaltou que a queda no hash rate do BCH não é um bom sinal.

Por outro lado, é possível que alguns mineradores encontrem rentabilidade perdida no Bitcoin após o halving, migrando para o Bitcoin Cash devido à semelhança nos algoritmos de mineração e à possível redução na dificuldade. Isso poderia resultar em um aumento no hash rate do Bitcoin Cash.

As projeções da Hash rate Index indicam que uma desconexão de mineradores do Bitcoin é esperada após o halving, variando de 3,7% a 16%, dependendo da variação do preço do BTC após o evento.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.