Categorias Notícias

Halving da Litecoin acontece hoje e especialistas esperam queda na mineração e no preço da criptomoeda

Esta segunda-feira, 05 de agosto, é o dia em que acontecerá o halving na Litecoin, evento que irá reduzir pela metade a recompensa por bloco minerado da criptomoeda, fixando em 12,5 LTC por bloco. As recompensas na Litecoin diminuem a cada 840.000 blocos, um processo que ocorre a cada quatro anos. O tempo de criação para cada bloco da criptomoeda é de aproximadamente 2,5 minutos, com cerca de 576 blocos gerados por dia.

Embora seja difícil dizer quando todas as unidades de Litecoin serão extraídas, a Fundação Litecoin estima que será em torno de 2142, quando o máximo de 84 milhões de unidades de Litecoin será alcançada. Até o momento da escrita, existiam 62.983.450 Litecoins em circulação, representando 74,93% de todas as criptomoedas que serão mineradas. Isso deixa cerca de 21 milhões de unidades de LTC para serem mineradas até 2142.

No entanto, embora o LTC tenha visto uma valorização antes do halving, o evento não representou, até o momento, um rali histórico como era esperado. Como mostrou o CriptoFácil, existia muita especulação sobre como o evento poderia ajudar a impulsionar o preço do LTC, no entanto, até o momento, não houve um grande rali e segundo Charlie Lee, criador da Litecoin, a valorização do LTC “impulsionada” pelo halving tem muito mais a ver com o “medo de perder” do que com o próprio evento em si.

“As pessoas esperam que o preço suba. Então, muitas pessoas estão comprando porque esperam que o preço aumente e isso é uma espécie de profecia auto-realizável. Então, porque eles estão comprando, o preço realmente sobe”, disse.

Entretanto, logo após o evento, é esperado que o tempo de confirmação dos blocos seja prejudicando pois os mineradores podem desligar suas máquinas alegando que a mineração não é mais lucrativa.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Quando as recompensas de mineração são cortadas pela metade, algumas mineradoras não serão lucrativas e desligarão suas máquinas. Se uma grande porcentagem fizer isso, os blocos diminuirão por algum tempo. Provavelmente teremos sete dias de blocos mais lentos pós halving, e depois disso, a dificuldade será reajustada e tudo ficará bem”, destacou Lee.

Após o halving, a taxa de hash da rede diminuirá à medida em que a mineração começar a ser desativada, deixando apenas as maiores fazendas de mineração operacionais. Uma vez que a taxa de hash caia abaixo de um certo ponto, a dificuldade de mineração se ajustará e mineradores menores poderão iniciar a mineração novamente. 

De acordo com um post publicado pela plataforma de gerenciamento de investimentos em algoritmos Leviathan, o preço do LTC pode cair após o evento de hoje por conta de um estudo que revelou que a teoria de oferta e demanda, embora “certamente viável como uma teoria lógica”, não resulta em um rápido aumento de preço.

De acordo com o relatório, os analistas da Strix Leviathan descobriram que o LTC superou o mercado duas vezes antes de uma redução nas recompensas do bloco, mas caiu para os 25%  nos seis meses seguintes. O relatório também postula que o desempenho de uma criptomoeda dentro e fora dos períodos de redução é mais ou menos o mesmo.

“Não encontramos evidências de que um halving resulte em uma ação anormal de preços e estamos lidando com uma ilusão circunstancial. Parece mais provável que o comportamento de retorno antes, durante e depois do halving coincida mais com os níveis crescentes de especulação do que com uma mudança subjacente na pressão do lado da venda”, destacou.

Leia também: O halving da Litecoin está próximo; Qual a influência disso na criptomoeda?

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.