Categorias Notícias

Há 11 anos, Satoshi Nakamoto publicava o whitepaper do Bitcoin

31 de outubro, Halloween. Um dia que muitos conhecem por causa de Michael Myers, mas que é especial para os entusiastas de criptomoedas. A data marca 11 anos desde a publicação do whitepaper do Bitcoin por Satoshi Nakamoto, feita em 31 de outubro de 2008.

Um texto revolucionário

Bitcoin: um sistema de dinheiro eletrônico ponto a ponto (Bitcoin: a peer-to-peer electronic cash system) descreveu um protocolo P2P, descentralizado e à prova de adulteração para uma criptomoeda que poderia realizar e verificar transações digitais, impedir gastos duplos e gerar um registro transparente e aberto de transações que poderia ser verificado por qualquer pessoa.

O protocolo representava um sistema criptograficamente seguro – baseado em um algoritmo de Prova de Trabalho (PoW) – no qual os Bitcoins são “extraídos” por mineradores na forma de recomepnsa e depois verificados por outros nós em uma rede descentralizada.

Esse sistema continha a possibilidade de superar a necessidade de intermediários, como bancos e instituições financeiras, para facilitar e auditar transações – uma grande disrupção em um campo monopolizado e isolado de poder financeiro centralizado.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

E como se para confirmar o objetivo de sua criação, Satoshi lançou o whitepaper do Bitcoin pouco mais de um mês após a eclosão da crise de 2008, considerada a maior crise financeira depois do crash de 1929.

Valorização recorde

11 anos depois, o Bitcoin está constantemente estabelecendo novos recordes em todos os sentidos. Mais poder de processamento e participação na rede estabelecem maior segurança e atestam o amplo reconhecimento do potencial de lucratividade da mineração e investimento em Bitcoin.

Em meados deste mês, os dados de rede revelaram que desde a criação do primeiro bloco da blockchain Bitcoin em 3 de janeiro de 2009 – conhecido em linguagem mais técnica como seu “bloco-gênese” – os mineradores receberam receita combinada de cerca de US$ 15 bilhões – incluindo taxas e as recompensas dos blocos.

Leia também: Após Craig Wright, chinês também solicita registro de autoria do whitepaper do Bitcoin

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.