Notícias

Governo dos EUA recorre contra aquisição dos ativos da Voyager pela Binance.US

Embora a Binance.US tenha recebido nesta semana a autorização para comprar os ativos da Voyager Digital, empresa de criptomoedas em recuperação judicial, a aquisição ainda não está garantida. Isso porque o governo dos Estados Unidos está fazendo um esforço para bloquear o acordo de mais de US$ 1 bilhão.

O Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) entrou com um recurso no final da noite de quinta-feira (09) contestando a decisão do juiz de falências de Nova York, Michael Wiles. O recurso foi apresentado pelo US Trustee’s Office – um braço do DOJ responsável por supervisionar as falências

Decisão a favor da compra dos ativos da Voyager pela Binance.US

Na terça-feira (7), o juiz Wiles rejeitou todas as objeções contra a aquisição e decidiu em favor da venda após quatro dias de audiência.

Quando decidiu em favor da compra, Wiles fez uma crítica indireta aos reguladores. Ele enfatizou, sobretudo, o fato de que a SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) demorou para identificar problemas na operação.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Não posso colocar todo o caso em congelamento profundo indeterminado enquanto os reguladores descobrem se eles acreditam que há problemas com a transação e o plano”, disse o juiz.

Wiles também disse que “as coisas precisam ser feitas”.

“Temos credores que estão à espera e que no meio de toda esta incerteza não têm acesso a bens onde investiram, em alguns casos, as suas poupanças de uma vida, pelo que temos de tomar algumas medidas”, disse.

Como parte de seu acordo com a Binance.US, a Voyager Digital planeja reembolsar os usuários que perderam seu dinheiro quando a empresa faliu. Além disso, a Binance.US se comprometeu a criar um plano de reembolso dos funcionários.

Destaca-se que, no fim de fevereiro, a maioria esmagadora (97%) de clientes da Voyager votou a favor dos planos de reestruturação da empresa, que incluíram o acordo com a Binance US.

Mas, ao que parece, o DoJ não está tão preocupado assim com os credores e decidiu seguir a mesma linha da SEC. O regulador dos EUA apresentou uma objeção ao acordo no mês passado. A SEC declarou que a proposta de venda de tokens VGX pela Voyager poderia infringir leis de valores mobiliários.

O caso Voyager

A Voyager foi uma das várias empresas de cripto que entraram com pedido de recuperação em 2022. A companhia pediu recuperação em julho, logo após o colapso da Terra (LUNC), que também afetou o fundo Three Arrows Capital (3AC). O fundo era um dos maiores devedores da Voyager e sua falência deixou a exchange sem liquidez.

Assim, com poucas reservas, a Voyager teve que pausar os saques para evitar a falência e tentar se recuperar. Mas em julho, devido ao problema de os saques persistirem, a Voyager entrou com um pedido de recuperação judicial.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.