Tecnologia

Google Cloud fornece acesso a mais 11 blockchains, incluindo Polygon, Tron e Arbitrum

O Google Cloud, serviço de nuvem do Google, anunciou nesta quinta-feira (21) que adicionou dados de 11 novas blockchains ao BigQuery, seu repositório online de grandes conjuntos de dados.

Dessa forma, desenvolvedores poderão ter acesso aos dados de: Avalanche, Arbitrum, Cronos, Ethereum (Görli), Fantom (Opera), Near, Optimism, Polkadot, Polygon Mainnet, Polygon Mumbai e Tron. O BigQuery já fornecia acesso às blockchains do Bitcoin, Bitcoin Cash, Ethereum, Ethereum Classic, Dash, Dogecoin, Zcash e Litecoin.

De acordo com o anúncio, a atualização incluirá dados sobre os Bitcoin Ordinals. Trata-se de uma solução alternativa que os desenvolvedores usam para cunhar tokens não fungíveis (NFTs) na blockchain do Bitcoin.

Mais blockchains no BigQuery

O Google Cloud passou a disponibilizar no BigQuery acesso à blockchain do Bitcoin e do Ethereum ainda em 2018. No ano seguinte, o provedor de nuvem adicionou mais seis blockchains à ferramenta que permite acesso a dados públicos e privados. Agora, acrescentou mais 11 redes.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Os clientes agora podem consultar o histórico completo de transações fora da blockchain para entender o fluxo de ativos de uma carteira para outra, quais tokens são mais populares e como os usuários estão interagindo com contratos inteligentes”, disse o Google Cloud no anúncio.

Conforme destacou James Tromans, chefe da Web3 do Google Cloud, as blockchains adicionadas mais recentemente são uma mistura de dados criados pelo Google, dados de origem comunitária e dados desenvolvidos em conjunto com fundações e empresas de cripto.

“Esta é uma maneira realmente acessível de você começar a entender o ecossistema”, disse ele.

O executivo observou ainda que adicionar dados de 11 blockchains ao BigQuery não é tão expansivo quanto alguns de seus anúncios anteriores. No entanto, a iniciativa é parte de um esforço para tornar as blockchains mais acessíveis:

“Milhões de desenvolvedores que já estão no GCP podem acessar esses dados de uma forma que lhes seja familiar. Isso sem precisar entender como executar nós de blockchain”, disse.

Google Cloud e Web3

A expansão de suas ofertas de dados para várias blockchains está em linha com o avanço do Google Cloud na Web3. O serviço de nuvem já firmou diversas parcerias no setor e tornou-se validadora de várias redes, incluindo, por exemplo, Solana (SOL), Tezos (XTZ) e Ronin, bridge do game Axie Infinity.

Em abril deste ano, o Google Cloud e a Polygon Labs, por trás da blockchain de mesmo nome, anunciaram um acordo estratégico plurianual a fim de acelerar a adoção dos principais protocolos da rede, incluindo o Polygon PoS, o Polygon Supernets e o Polygon zkEVM.

De acordo com o anúncio, as partes vão desenvolver iniciativas para tornar mais fácil para os desenvolvedores criar, lançar e desenvolver seus produtos da Web3 e aplicativos descentralizados (dApps) nos protocolos Polygon.

Em maio, o Google Cloud criou uma equipe para desenvolver serviços para clientes corporativos com foco em blockchain. Conforme destacou o vice-presidente do Google Cloud, Amit Zavery, o objetivo da plataforma é se tornar a primeira escolha para desenvolvedores que trabalham na Web3. Segundo ele, este é um mercado que demonstra grande potencial.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.