Gestora Skybridge suspende saques para fundos com exposição a criptomoedas

A Skybridge, gestora de fundos liderada por Anthony Scaramucci, suspendeu os saques em um dos seus fundos de investimento, o Legion Strategies. De acordo com a gestora, a suspensão ocorreu devido à desvalorização do mercado de criptomoedas.

O Legion Strategies possui cerca de US$ 230 milhões em ativos sob gestão, dos quais 25% consistiam de investimentos em criptomoedas. Com a perda de valor do Bitcoin (BTC), Ether (ETH) e outras criptomoedas, a participação caiu para apenas 10% de seu capital. 

Conforme uma fonte revelou a Bloomberg, o fundo também investe em ações de empresas ligadas ao setor, como as exchanges FTX e Kraken.

Fundo suspende saques por queda do mercado

Por meio de outros fundos administrados pela Skybridge, o fundo Legion Strategies também ganhou exposição a criptomoedas. O criador da gestora, Anthony Scaramucci, é um conhecido defensor do BTC e de seu valor como ativo de investimento.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, o fundo também investe em companhias privadas ligadas ao setor. Nos Estados Unidos, os termos “privado” e “público” dizem respeito a situação de uma empresa em relação à bolsa de valores.

Nesse sentido, uma companhia privada é aquela que não tem ações listadas na bolsa. Logo, são empresas que não possuem liquidez, o fundo não consegue vender suas ações com facilidade e, dessa forma, pagar os resgates solicitados.

De acordo com a fonte, as ações dessas companhias representam cerca de 20% do portfólio total do fundo. Devido à queda dos preços e da dificuldade em vender as ações, o fundo optou por suspender os saques.

A Skybridge ressaltou não haver risco de liquidação ou falência do Legion Strategies, mas não deu um prazo para o fim da suspensão. Tudo que a empresa disse é que tomou a medida para alinhar a liquidez dos investimentos.

“Ao lado de um conselho independente, a SkyBridge suspendeu temporariamente os resgates em seu fundo offshore, Legion Strategies, na segunda-feira, 18 de julho. A suspensão é motivada em grande parte por uma incompatibilidade de liquidez resultante de investimentos privados em estágio avançado no fundo. Não há risco de qualquer liquidação de ativos. A suspensão estará em vigor até que a SkyBridge possa garantir que o fundo não seja forçado a vender ativos”, disse um representante da Skybridge.

Skybridge e criptomoedas

A Skybridge e Scaramucci, que teve um breve período na Casa Branca como Diretor de Comunicações em 2017, tornaram-se ardentes defensores das criptomoedas. Cinco fundos ligados a este setor estão presentes no portfólio da empresa

Entre suas muitas iniciativas com criptomoedas, a Skybridge Capital também entregou um pedido para criar um ETF de BTC. No entanto, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) rejeitou a proposta da gestora em janeiro.

A empresa sediada em Nova York tinha cerca de US$ 3,5 bilhões em ativos administrados em abril, dos quais quase 50% estão investidos em ativos digitais. De acordo com Scaramucci, a ideia é transformar a Skybridge em “uma gestora e consultora líder de criptoativos”.

No entanto, a suspensão dos saques coloca a Skybridge sobre escrutínio do mercado, especialmente após os episódios com a Celsius e o Three Arrows Capital (3AC). Ambas as instituições entraram com pedidos de falência devido à falta de liquidez durante a correção no mercado.

Leia também: Valorização atual das criptomoedas é armadilha, afirma trader

Leia também: Solana (SOL) e Avalanche (AVAX) entram em tendência de alta e podem saltar até 26%

Leia também: Yuga Labs, do Bored Ape, alerta para ‘ataque coordenado’ contra comunidades de NFTs 

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.