Categorias Notícias

Gasto duplo no Bitcoin? BitMEX identifica transação suspeita

Uma possível transação oriunda de gasto duplo foi identificada na rede do Bitcoin. A identificação foi realizada pela equipe de pesquisa da BitMEX com o uso da ferramenta Fork Monitor.

Segundo a exchange, a transação ocorreu no bloco 666.833, minerado na quarta-feira (20). Ela foi identificada no mesmo dia por uma mineradora ligada ao pool de mineração Slush Pool.

Aparentemente, a transação foi de um valor irrisório, cerca de US$ 21 – R$ 111 na cotação atual.

“Ocorreu um bloco de Bitcoin obsoleto hoje, na altura de 666.833. SlushPool venceu F2Pool na busca. Parece que um pequeno gasto duplo de cerca de 0,00062063 BTC ($ 21) foi detectado”, disse a exchange.

Identificação da transação de gasto-duplo no Bitcoin. Fonte: BitMEX Research/Fork Monitor

Transação eliminada – ou não?

Tentativas de gasto duplo são comuns na rede do Bitcoin. Geralmente a rede bloqueia essas transações, aprovando apenas uma delas. A escolhida costuma ser aquela com a maior taxa (fee).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Já a transação rejeitada é eliminada da rede, tornando-se um “bloco órfão”. E foi exatamente essa confirmação que a BitMEX passou.

Uma hora após a transação, a BitMEX Research atribuiu o bloco órfão a uma transação replace-by-fee (RBF). Isso ocorre quando uma transação não confirmada é substituída por uma nova transferência pagando uma taxa mais alta.

O problema foi aparentemente resolvido. No entanto, o ForkMonitor fez um alerta logo depois: “não foram detectadas quaisquer transações RFB na rede”.

Até o momento da escrita desta matéria, a mensagem não foi retificada ou removida.

Reações

A descoberta da BitMEX gerou algumas divisões entre a comunidade. Muitos viram o fato com preocupação, enquanto outros demonstraram segurança na rede.

Um usuário do Twitter e defensor do Bitcoin Satoshi Vision (BVS), Eli Afram, afirmou que a transação deve ser motivo de preocupação — apesar de seu pequeno valor.

Usuário demostra preocupação com gasto-duplo. Fonte: Twitter.

“Portanto, parece que ocorreu um gasto duplo real no Bitcoin. Não um RBF (substituir por taxa), mas um gasto duplo real. Uns meros 22USD, mas isso poderia ter sido 22 milhões”, disse.

Já Andreas Antonopoulos, um dos principais evangelistas do Bitcoin, considerou o episódio “irrelevante”. Para ele, houve uma confusão entre gasto duplo e blocos órfãos.

Fala de Antonopoulos sobre o tema. Fonte: Twitter.

“Os mercados estão assustados com a numerologia? Parece certo. Nada aconteceu. O protocolo Bitcoin está operando exatamente como deveria. Não houve gasto-duplo. É uma confusão sobre os termos”, disse.

Em outra publicação na rede social, Antonopoulos explicou o que pode representar a transação, um processo chamado de “reorganização”. Ele mencionou uma publicação própria feita no fim de 2020:

“Bifurcações [forks] de consenso de tamanho 1 são comuns, ocorrem uma vez por semana.

Não há nada particularmente notável sobre uma bifurcação temporária de tamanho 2. É algo normal do protocolo.

A frequência com a qual isso ocorre é a equação de Satoshi descrita no white paper [do Bitcoin].”

Andreas Antonopoulos fala sobre suposta transação de gasto duplo. Fonte: Twitter

Leia também: Temporada das altcoins? Trader indica criptomoedas que podem render

Leia também: Fundo 100% em Bitcoin da Hashdex entra na XP nesta quinta-feira

Leia também: Stellar dá criptomoedas de graça para quem tem XLM na carteira

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.