Mercado

GameFi, memecoin, IA: veja as categorias de criptomoedas que ‘bombaram’ em 2023

No ano de 2023, algumas narrativas cripto se destacaram mais que outras. Por exemplo, as categorias de criptomoedas que mais “bombaram” foram Inteligência Artificial (IA), GameFi e as memecoins. Conforme apontou o CoinGecko em um levantamento publicado esta semana, esses três segmentos de ativos digitais capturaram um terço de interesse dos investidores.

Outros destaques do ano foram o ecossistema Solana, os Ordinals e tokens BRC-20 e os ativos do mundo real (RWA). Esses setores capturaram mais de 5% do narrativas cripto este ano.

Inteligência Artificial (IA)

A IA foi, de longe, a criptonarrativa mais popular em 2023, representando 11,3% do interesse. Desde o lançamento do ChatGPT em novembro de 2022, o interesse pela IA e os esforços relacionados ganharam impulso na indústria de tecnologia. Esse interesse se espalhou pelo espaço cripto, chamando a atenção para as criptomoedas relacionadas à IA.

A Akash Network (AKT) foi a que mais ganhou entre os tokens de IA, atingindo o máximo de todo o ano. Enquanto isso, Render (RNDR), o maior token de IA por valor de mercado, seguiu de perto, e seu preço subiu até 12 vezes em sua máxima anual.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

GameFi

GameFi vem logo atrás como a segunda narrativa cripto mais popular, respondendo por 10,5% do interesse em 2023. Conforme destacou o CoinGecko, esse segmento sempre foi uma narrativa popular. No entanto, ganhou força em 2023, com desenvolvimentos em várias frentes.

Sete grandes empresas de videogame mergulharam no desenvolvimento de jogos blockchain. Simultaneamente, vários projetos de blockchain continuaram a melhorar seus produtos. Notavelmente, Pixels, Ronin (RON) e as estreias bem-sucedidas de Illuvium (ILV) e Gods Unchained (GODS) na Epic Games Store ampliaram significativamente a acessibilidade aos jogos, cativando um público maior.

O token GameFi com o maior ganho desde janeiro de 2023 é ImmutableX (IMX). Seu preço subiu até sete vezes em relação ao máximo anual. Ronin, a blockchain que alimenta o Axie Infinity, chegou perto de obter retornos de preço de até seis vezes o preço de 1º de janeiro.

Memecoins

As memecoins foram classificadas como a terceira narrativa cripto mais popular em 2023, respondendo por 8,3% do interesse. O ano de 2023 viu uma temporada de moedas meme prolongada, começando com uma onda de atenção em relação a uma memecoin específica.

Maio de 2023 testemunhou Pepe (PEPE) ganhando destaque. Posteriormente, HarryPotterObamaSonic10Inu (BITCOIN) ganhou destaque em julho, seguido pelo renascimento do Bonk (BONK) no final do ano.

Bonk é o maior ganhador entre os memecoins, atingindo um máximo de todo o ano que foi 129 vezes o preço de 1º de janeiro. Pepe ocupa o segundo lugar, oferecendo retornos de preços de até 19 vezes o seu máximo anual.

Narrativas cripto mais populares do ano

De acordo com o estudo, 4 dos 49 ecossistemas de blockchain figuraram entre as 15 principais narrativas cripto em 2023. Entre eles estão o ecossistema Solana, BRC-20s, o ecossistema Ethereum (ETH) e o ecossistema Avalanche (AVAX). Cada um desses ecossistemas teve narrativas muito fortes.

“Eles receberam atenção à medida que as pessoas procuravam jogos beta mais altos porque o preço de seu token nativo aumentou”, destacou o CoinGecko.

O ecossistema Arbitrum recebeu atenção significativa no início de 2023. No entanto, não conseguiu entrar nas 15 principais narrativas de 2023.

O ecossistema Solana é a quarta narrativa cripto mais popular em 2023, respondendo por 7,2% do interesse. Solana enfrentou um período de capitulação em todo o mercado após o colapso da FTX em novembro de 2022. No entanto, a narrativa deu uma guinada notável, o preço de SOL subiu de US$ 9,96 em 1º de janeiro de 2023 para US$ 121,45 em 26 de dezembro de 2023.

Os tokens BRC-20 foram a quinta narrativa cripto mais popular em 2023, respondendo por 7,1% do interesse total. Esses tokens fungíveis no Bitcoin despertaram o entusiasmo pelo crescimento potencial dentro do ecossistema Bitcoin.

Ordi (ORDI) foi o primeiro token BRC-20. Ele também obteve o maior número de ganhos entre os principais tokens BRC-20, atingindo um máximo anual de até 5 vezes seu preço desde 8 de maio de 2023.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.