Nos últimos 12 meses, o Brasil foi o terceiro país que mais realizou buscas no Google pelo termo “Bitcoin”, ficando atrás apenas de El Salvador – onde a criptomoeda tem curso legal – e da Nigéria.
De acordo com dados do Google Trends, o Brasil ficou com uma pontuação de 46 em uma escala que vai de zero a 100. Enquanto isso, El Salvador registrou a pontuação máxima e Nigéria ficou com 81 pontos.
Fechando o Top 10 vêm: Países Baixos (45), Suíça (44), Áustria (42), Eslovênia (40), Alemanha (34), Gana (27) e Canadá (27). Sendo assim, o Brasil foi o único representante das Américas a figurar entre os 10 maiores interessados por Bitcoin em termos de pesquisa.
Por outro lado, quando se faz um recorte pelos últimos 30 dias, o Brasil cai para a sétima posição, ficando atrás de El Salvador, Nigéria, Países Baixos, Suíça, Eslovênia e Áustria.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Buscas por Bitcoin no Brasil
O topo das buscas no Brasil por Bitcoin em 2023 ocorreu na semana entre os dias 13 e 19 de agosto. Naquele período, o preço do BTC caiu de US$ 29.000 para US$ 26.000.
Além disso, alguns fatos podem ter impulsionado esse aumento de buscas por Bitcoin no Google por parte dos brasileiros. Conforme noticiou o CriptoFácil, no dia 17 de agosto, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, afirmou que as criptomoedas não são inimigas do mercado de capitais.
Nascimento também observou que o setor de cripto ainda desperta preconceito. Isso porque ainda está envolvido em polêmicas. No entanto, o presidente da CVM destacou que o segmento de criptomoedas conta com agentes e participantes “muito bons”.
“Precisamos trazer esses participantes para o mercado regulado”, ressaltou ele na época.
Além disso, também na semana entre 13 e 19 de agosto, a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Lei para anular imposto da Receita para criptomoedas.
O PL tinha como foco impedir que a Receita Federal cobrasse imposto das operações cripto-cripto, mesmo quando elas forem lucrativas.
Estados que mais buscam por Bitcoin
Fazendo um recorte por estado brasileiro, a região que mais fez buscas por Bitcoin nos últimos 12 meses foi o Tocantins, com uma pontuação de 100.
Em seguida, vêm Pará (98), Maranhão (69), Ceará (58), Amazonas (52), Piauí (49), Roraima (48), Mato Grosso (44), Rio Grande do Norte (43) e Mato Grosso do Sul (43). Rio de Janeiro aparece apenas na 26ª (penúltima) posição com 16 pontos e São Paulo na 23ª posição com 18 pontos.