Games

GameFi: mais de 75% dos jogos de Web3 fracassaram

O setor de games em blockchain, também conhecido como GameFi está em claro declínio. De acordo com um levantamento recente do CoinGecko, cerca de 2.127 jogos web3 falharam nos últimos cinco anos desde o surgimento do nicho GameFi.

Em termos percentuais, isso representa 75,5% dos 2.817 games web3 lançados. Em outras palavras, 3 em cada 4 jogos web3 ficaram inativos, segundo o estudo.

Com isso, a taxa média anual de falhas para jogos web3 foi de 80,8% de 2018 a 2023, com base no número de games que falharam em comparação com os lançados.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Jogos da GameFi fracassados

Conforme destacou o CoinGecko, após o sucesso dos CryptoKitties no final de 2017, os jogos do tipo “jogue para ganhar” (ou play-to-earn) tornaram-se populares no setor. Como resultado disso, 422 games de web3 chegaram ao mercado no ano de 2018. Contudo, 307 falharam no mesmo ano.

Além disso, o desenvolvimento e o interesse em GameFi desaceleraram em meio ao mercado baixista de 2019 a 2020. Nesse período, apenas 244 jogos de web3 foram lançados. Ao mesmo tempo, a taxa de falha dos jogos web3 aumentou para 94,3% em 2019 e manteve-se em 94,2% em 2020.

O ano de 2021 registrou a taxa de falha mais baixa em jogos web3, de 45,9%, devido à corrida de criptomoedas. Isso ocorreu apesar do número de jogos web3 com falha ter saltado para 339 em 2021, superando 2018.

Segundo o levantamento do CoinGecko, o número anual de jogos web3 “mortos” mais que dobrou em 2022, atingindo um recorde anual de 742. Isso também marcou a maior taxa de falha de 107,1%.

Até o momento, em 2023, 509 games falharam, o que equivale a 70,7% dos jogos lançados este ano. A menor taxa de falhas talvez possa indicar uma estabilização no estado desses games.

O estudo do CoinGecko analisou 2.817 games de web3 que chegaram ao mercado entre os anos de 2018 e 2023. Nesse sentido, o estudo identificou quantos jogos ficaram inativos, com base em dados do Footprint Analytics de 27 de novembro de 2023.

O CoinGecko classificou os games de Web3, também chamados de projetos GameFi, como inativos quando o número médio móvel de usuários ativos em 14 dias caiu 99% ou mais em relação ao pico.

O número de projetos GameFi mortos a cada ano, bem como a taxa de falha correspondente quando comparada ao número de projetos GameFi lançados durante o ano:

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.