“Game over” para as exchanges de bitcoin na China

 

Por Allex Ferreira

O site chinês Caixin publicou nesta sexta-feira, 8 de setembro, uma reportagem que afirma que as corretoras de criptomoedas da China, que oferecem serviços de câmbio entre moedas digitais e yuan, a moeda nacional chinesa, serão banidas de operar por um certo período de tempo.

Uma regulamentação do governo que está por vir não será imposta para prejudicar as criptomoedas em si e o mercado de balcão (OTC, na sigla em inglês), também conhecido como mercado peer-to-peer (P2P), mas visa somente a operação das exchanges.

Autoridades regulatórias decidiram banir todas as corretoras chinesas, incluindo a OKCoin, Huobi e BTCChina que negociam moedas digitais por yuan. Agências de regulação local foram orientadas a levar adiante a decisão do governo nacional.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O provedor de serviços em moedas digitais Guojiaowang anunciou que decidiu interromper as negociações com moedas digitais sob a ótica das recomendações dadas durante a conferência de assuntos financeiros que ocorreu em Pequim nos dias 5 e 8 de setembro.

No dia 4 de setembro, o Banco do Povo da China oficialmente definiu as Ofertas Iniciais de Moedas (ICOs, na sigla em inglês) como uma “atividade de levantamento de recursos ilegal“. Após o anúncio, 60 plataformas de ICOs estão sob investigação e os serviços relativos aos tokens foram interrompidos.

Corretoras associadas à negociação entre yuan e criptomoedas não devem operar na China. Ao fazer isso, não haverá mais questões preocupantes se tokens e criptomoedas podem ser negociadas com yuan, dizia trecho do comunicado oficial do Banco do Povo da China.

Um regulador disse que o crescimento da tecnologia blockchain não será danificado se as corretoras de bitcoin forem banidas.

A agência diz que a decisão foi tomada porque as negociações entre yuan e criptomoedas envolvem riscos que preocupam o mercado, as finanças e a sociedade.

Agências reguladoras acreditam que os investimentos em criptomoedas servem como um trampolim para levantamento ilegal de recursos. Investidores simples não podem dizer a diferença entre bitcoin e outros tokens sem valor.

A pujança do mercado de bitcoin tem levado a atividades ilegais. A loucura dos ICOs por sua natureza é a loucura do bitcoin e das corretoras de bitcoins, que têm sido usadas como uma ferramenta para esquemas de pirâmides financeiras e fraudes, disse um regulador não identificado.

A autoridade revela que quando examinaram algumas das exchanges na China na primeira metade de 2017, eles descobriram que as corretoras tendem a criar volumes de transações falsos e não trabalharam para lutar contra a lavagem de dinheiro.

Algumas corretoras abrem posições futuras e de alavancagem para parecer que o mercado está mais ativo. E eles dividem os bitcoins em pequenas frações para atrair mais usuários. Isso é como emitir valores mobiliários ilegalmente“.

O departamento enfatizou que os investidores deveriam entender que bitcoin, blockchain e corretoras de bitcoin são três diferentes conceitos.

Bitcoin não é o equivalente ao Blockchain e corretoras de bitcoin; as corretoras de bitcoin não é blockchain“.

Além disso, as corretoras de bitcoin não fizeram nenhum bem para a tecnologia blockchain. Ao invés disso, eles têm servido como trampolim para fraudes, levantamento ilegal de recursos e venda de pirâmides. Por isso, o órgão regulatório decidiu fechar as exchanges de bitcoin.

Nós temos o objetivo de controlar os riscos financeiros. As corretoras de bitcoin contribuíram para a economia real? Eu não acho isso“.

Os riscos serão reduzidos se um marco regulatório for criado?

Ele irá apenas diminuir os riscos de mercado, mas não os riscos financeiros e riscos sociais“.

Depois de ler notícias recentes sobre regulamentações, eu percebi que o governo parece muito positivo em relação à tecnologia blockchain, mas ele está preocupado com os potenciais riscos causados pelo hype do mercado de bitcoin. Eu acredito que todas as notícias são divulgadas em certa medida para assustar os novos entrantes.

A grande questão é: todas as exchanges de criptomoedas serão fechadas na China? Até mesmo as três maiores?

A BTCChina deslistou os tokens de ICOs no início deste mês. A OKCoin e a Huobi não tiveram nenhum projeto de ICO em suas plataformas até o momento. Além disso, o CEO da OKCoin, Star Xu, é membro do Comitê Nacional de Especialistas em Tecnologia de Segurança Financeira na Internet.

OKCoin e Huobi são membros da Associação Técnica do Comitê Nacional. Então, eu sinto que se alguma exchange for sobreviver, poderá ser a OKCoin e Huobi. Se estas duas forem fechadas… eu finalmente entenderei quem será o chefe o final.


Para mais notícias sobre o Bitcoin, Ethereum, Altcoins e Blockchain siga-nos em nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/criptomoedasfacil/
Youtube: https://www.youtube.com/c/criptomoedasfacilcf
Telegram: http://telegram.me/criptomoedasfacil
Twitter: https://twitter.com/criptofacil
Linkedin: https://www.linkedin.com/company-beta/16170094
Instagram: https://www.instagram.com/criptofacil 

Compartilhar
Allex Ferreira

Fotógrafo que conheceu a tecnologia do Bitcoin em 2011. Desde então, atua na compra e venda de bitcoins no mercado peer-to-peer (P2P) de larga escala. Ele também trabalha com mineração de Bitcoins e possui uma fazenda própria de mineração na China.

This website uses cookies.