Categorias Notícias

Fundador da Wikipedia fala sobre possibilidade de integração de blockchain com sua plataforma

O cofundador da Wikipedia Jimmy Wales participou de Conferência CoinGeek, realizada em Londres na sexta-feira, 21 de fevereiro. Durante sua fala, ele comentou sobre a possibilidade de realizar algum tipo de integração da tecnologia blockchain com a plataforma de conteúdo.

Wales disse que as criptomoedas não adicionariam nada útil à Wikipedia. Na verdade, ele acreditava que isso seria prejudicial à sua visão e acabaria prejudicando a maneira única como a plataforma opera. Ele também afirmou que não viu um único caso de uso prático para convencê-lo a integrar criptomoedas ou blockchain na plataforma.

Falando ao lado de Craig Wright, Wales disse que tentou distinguir entre a natureza ideológica e prática das criptomoedas. Wales já recusou propostas de advogados que pediram que ele considerasse possibilitar aos usuários recompensar diretamente criadores e editores de conteúdo com criptoativos.

“Essa é uma péssima idéia. É uma idéia que realmente não funciona”, afirmou Wales. “Se você pega algo que é uma má ideia e coloca na blockchain, isso não necessariamente a transforma em uma boa ideia”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Pagar usuários seria “um passo para trás”

A Wikipedia conta com especialistas, voluntários e entusiastas para adicionar e editar novos conteúdos, além de verificar conteúdos existentes e remover material impreciso ou irrelevante. Segundo Wales, ao integrar criptomoedas, a Wikipedia estaria “dando um passo atrás”, facilitando o pagamento de pessoas e empresas pelo conteúdo que elas desejam na plataforma.

“Criar um mecanismo em que você efetivamente autentica esse tipo de comportamento não vai ajudar na qualidade da Wikipedia”, afirmou Wales.

O fundador da plataforma também disse que levar criadores e editores a apostar em criptomoedas “prejudicaria seriamente” a Wikipedia.

“Pagar ou colocar dinheiro em risco para editar a Wikipedia é uma ideia completamente insana”, disse ele.

Se a plataforma levasse as pessoas a fazer depósitos, elas poderiam excluir especialistas e entusiastas que contribuem por interesse no tópico escolhido. Em seu lugar, haveria pessoas competindo efetivamente entre si para criar e editar conteúdo, além de incluir entradas imprecisas, para obter ganhos monetários.

Embora Wales se oponha à criação de incentivos para criadores de conteúdo da Wikipedia, ele disse que não vê problemas na plataforma aceitar doações em diferentes criptomoedas. A Wikipedia é uma instituição sem fins lucrativos e aceita doações em Bitcoin desde 2014. Recentemente, conforme relatado pelo CriptoFácil, o site também passou a aceitar doações em BAT através do navegador Brave.

A oposição de Wales não se resume as criptomoedas. Em 2018, ele também afirmou que não tinha nenhum interesse em realizar uma Oferta Inicial de Moedas (ICO) da Wikipedia – isso na época em que as ICOs passavam por uma verdadeira euforia.

Houve alguma controvérsia quando Wales foi anunciado como o principal orador na conferência da CoinGeek em Londres. Criticando a CoinGeek por sugerir que ele havia endossado a visão do Bitcoin Satoshi Vision (BSV), Wales disse no Twitter que havia “chance zero” de que o BSV fosse usado na Wikipedia.

Leia também: YouTube volta a atacar conteúdos envolvendo criptomoedas

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.