O youtuber Ivan on Tech publicou no dia 23 de fevereiro que “o expurgo do YouTube” estaria de volta. Por meio de seu Twitter, o produtor de conteúdo reclamou que uma de suas transmissões ao vivo recebeu um “strike”, afirmando que o YouTube voltou a atacar conteúdos referentes a criptomoedas sem conseguir filtrar quais conteúdos realmente são golpes.
Contudo, alguns de seus seguidores no Twitter apontaram para uma outra possibilidade.
Investida do YouTube ou conteúdo exagerado?
Ivan se manifesta da seguinte forma em sua publicação na rede social:
YOUTUBE CRYPTO PURGE IS BACK!!
Our channel has a strike as soon as I started a new live stream.
This doesn't make sense, nothing dangerous or harmful was being presented in that stream. @TeamYouTube @ytcreators @YouTube Please help!
WE NEED HELP ON THIS MATTER!
SHARE THIS!!!! pic.twitter.com/630Mp3al8d— Ivan on Tech (@IvanOnTech) February 23, 2020
“O EXPURGO DO YOUTUBE ESTÁ DE VOLTA!!
Nosso canal recebeu um strike assim que eu comecei uma transmissão ao vivo. Isso não faz sentido, nada de perigoso ou danoso foi apresentado na transmissão. YouTube, por favor, ajude!
NÓS PRECISAMOS DE AJUDA COM ESSA QUESTÃO! COMPARTILHE ISSO!!!!”
O título da transmissão era “Bitcoin está na vertical!”, dando a entender que o Bitcoin estaria apresentando ganhos no dia 23 de fevereiro. Em meio a algumas mensagens de apoio, como a de um grande entusiasta da rede descentralizada LBRY, alguns seguidores criticaram a escolha do título da transmissão.
Alguns foram ainda mais fundo e comentaram que este é um padrão do youtuber, de colocar títulos muito chamativos para atrair visualizações. De acordo com o usuário Cred, que é um analista do mercado de criptomoedas:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Your position in the recent past has been that technical analysis does not and cannot work.
You understand very little to nothing about trading or investing.
Yet you shill leveraged trading platforms, several at a time, without having a clue.
Irresponsible, predatory man. pic.twitter.com/qkjvNRKa3I
— Cred (@CryptoCred) February 23, 2020
“Sua posição em um passado recente se deu no sentido de que análises técnicas não funcionam e não podem funcionar. Você entende pouco, beirando nada, sobre trading e investimentos. Mesmo assim, você publica sobre plataformas de troca com alavancagem, diversas ao mesmo tempo, sem ter nem ideia do que está fazendo.
Você é um homem irresponsável e predatório.”
Em outra publicação, Cred afirma não haver problema em não entender sobre o mercado de criptoativos, residindo o erro em fazer vídeos sobre um assunto no qual Ivan supostamente não tem conhecimento.
O argumento de Ivan é que o algoritmo do YouTube não consegue diferenciar transmissões ilegítimas de transmissões legítimas. Contudo, o que muitos usuários do Twitter defenderam nos comentários foi que os títulos com alto teor chamativo, em contraste com um conteúdo diferente daquele anunciado, foi o motivo pelo qual a transmissão foi tirada do ar.
Leia também: Ganhador da Mega-Sena ganha mais investindo em Bitcoin do que na poupança