Notícias

Foxbit tirará dúvidas sobre declaração de criptomoedas no Imposto de Renda em transmissão

A confusão entre investidores de criptomoedas na hora de declarar os criptoativos no Imposto de Renda é o assunto do momento e, visando esclarecer dúvidas nesse sentido, diversas iniciativas têm surgido.

De acordo com uma publicação feita no dia 03 de março pela Foxbit em seu Facebook, a exchange fará uma transmissão ao vivo na rede social amanhã, às 16h, para esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Mais um esforço

A publicação começa afirmando que a necessidade de declarar Bitcoin e demais criptomoedas no Imposto de Renda depende de cada caso. Para responder às perguntas, participarão da transmissão João Canhada (CEO da exchange), Felipe Trovão (CSO da exchange) e o especialista em direito tributário Gustavo Andrejozuk.

Para participar da transmissão e enviar as dúvidas, basta acessar a página da exchange dedicada ao evento. Sobre o especialista que participará da transmissão, Andrejozuk é formado em Direito e Economia pela USP, e desde 2010 atua na área de advocacia.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Atualmente, ele é sócio do escritório GNBA Advogados, com sede em São Paulo.

Canhada falou ao CriptoFácil sobre o que motivou a iniciativa:

“Tem muita dúvida sobre o tema. A Receita Federal, apesar de ter lançado no manual de Imposto de Renda em 2015, deixou mais perguntas do que respostas. A IN [Instrução Normativa 1888] trouxe soluções para algumas das dúvidas, mas ainda é de desconhecimento do público esse compilado de informações sobre declarar criptomoedas no Imposto de Renda. Cabe a nós, como players do mercado, ajudar o público e trazer informação de qualidade. A transmissão terá um especialista em Direito Tributário justamente para atender esta demanda e, todo mundo que tem dúvida sobre o tema, é importante que participe.”

Mais esforços

Recentemente, o Mercado Bitcoin publicou um vídeo em seu canal no YouTube tirando as dúvidas mais comuns enviadas por seus usuários, além de disponibilizar um material escrito no blog da plataforma.

O vídeo detalha o processo de declaração de criptomoedas, bem como a declaração de ganhos oriundos da compra e venda de criptoativos durante o ano de 2019. Outros pontos como atraso, esquecimento ou erro na declaração também são abordados, bem como as consequências nesses casos.

Tendo em vista a falta de amparo da Receita Federal quanto ao esclarecimento na declaração de criptoativos no Imposto de Renda, apesar da presença forte do Fisco por meio de ações como a Instrução Normativa nº 1888 e a recente investida de fiscalização em empresas relacionadas a criptomoedas, ações como estas se fazem extremamente necessárias àqueles que investem em criptoativos.

Leia também: Confira um resumo das maiores dúvidas e respostas sobre a Instrução Normativa 1888

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.