Colunistas

Formas de aproveitar ao máximo suas criptomoedas, pare de deixá-las parada na corretora

A maioria das pessoas encara as criptomoedas da mesma forma que ações: compram, seguram e esperam que o preço suba. Principalmente, quando se têm confiança no projeto e coragem para lidar com as quedas.

Se você é um deles, tenho boas notícias e más notícias. A má notícia é que está perdendo 90% dos benefícios da sua moeda, benefícios que poderiam aumentar significativamente os retornos ou minimizar as perdas. A boa notícia é que, no mercado atual em baixa, estes utilizadores são mais preciosos do que nunca, portanto, você poderá descobrir agora como aproveitar essas oportunidades.

Dessa forma, separei 4 formas de utilizar suas criptomoedas:

Stake

Você pode bloquear suas moedas por um período de tempo específico para ajudar a manter a segurança da rede e, em troca, receber recompensas em tokens. Algumas das moedas oferecem APYs de dois dígitos ou mais.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Se você está preocupado com a oportunidade de custo de bloquear seus tokens, pode experimentar o stake líquido. Plataformas como Lido oferecem tokens equivalentes aos seus tokens, que podem ser usados de forma quase idêntica aos tokens normais. Por exemplo, se você coloca seu ETH na Lido, você receberá stETH. Você pode usar stETH em protocolos DeFi ou negociá-lo da mesma forma que o ETH regular. Se você mantiver stETH, pode receber recompensas diárias em stETH, que equivalem a aproximadamente 8% ao ano.

Depois que o período de bloqueio do ETH acabar, o stETH pode ser trocado 1:1 pelo ETH normal. O mesmo vale para outras moedas como Solana (8,8%), Polkadot (13,1%), Matic (6,3%) e Kusama (7,1%), que não têm períodos de bloqueio, permitindo que você retire tokens quando quiser.

Também vale a pena lembrar que o Lido é apenas um dos protocolos disponíveis. Existem dezenas de plataformas DeFi que permitem stake líquido, então certifique-se de pesquisar qual plataforma melhor se adequá às suas necessidades.

Garantias e empréstimos

Você pode usar seus tokens como garantia para obter empréstimos em protocolos de empréstimos DeFi e, assim, desbloquear liquidez sem vender os seus ativos. Por exemplo, se você tiver 1 ETH que, você pode optar por bloquear este ETH com um protocolo de empréstimo, como o Aave. Usando seu ETH como garantia, você poderá emprestar cerca de um valor próximo em stablecoins (no entanto, é recomendável emprestar menos do que isso para evitar ser liquidado).

Se você precisar de dinheiro, poderá usar o empréstimo para pagar as despesas e, quando você tiver dinheiro para pagar o empréstimo + juros, receberá seu ETH de volta. Se, por algum motivo, o valor do seu ETH bloqueado cair abaixo do valor da dívida, o protocolo venderá o ETH automaticamente e líquida o empréstimo. Além do Aave, existem outros protocolos de empréstimos DeFi que permitem desbloquear liquidez usando tokens como garantia, como o MakerDAO, que permite que você pegue emprestado DAI stablecoin usando ETH e BTC como garantia.

Pools de liquidez

Deposite suas moedas em piscinas de liquidez para facilitar negociações e trocas descentralizadas. Em seguida, obtenha uma porcentagem das taxas de transação recebidas pela piscina.

A pool de liquidez é um tema profundo do DeFi e merece bastante estudo. É importante conhecer as várias opções com diferentes níveis de riscos e recompensas.

Certifique-se de fazer sua pesquisa primeiro e escolha a estratégia que melhor se adapta às suas necessidades.

Governança

Os protocolos Web3 não têm uma entidade centralizada que toma decisões. A maioria deles é operada por Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs), o que significa que a comunidade do projeto apresenta propostas e vota nelas antes de agir.

A maioria dos tokens tem utilidade de governança, o que significa que, como detentor, você pode influenciar o futuro do projeto. A votação é de graça (se você for holder) e ajuda o projeto a progredir. Não descarte a chance de se envolver ativamente com o seu investimento.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Leia também: De Neymar a Paris Hilton, bilionários que compraram NFTs perdem milhões

Leia também: Analista avalia a probabilidade do preço do Bitcoin retornar a US$ 19.000 

Leia também: Caso FTX: Escritório de advocacia que defendeu Johnny Depp é contratado pelas Bahamas para lobby 

Compartilhar
Gabriel Madureira

Estudante de ciência e tecnologia na UNIFESP, possui 3 anos de experiência em criptomoedas e 6 anos no mercado tradicional. Trabalha também produzindo conteúdo sobre DeFi nas redes sociais.

This website uses cookies.