Categorias Notícias

Fork Bitcoin Cash: Bitcoin ABC “vence” a guerra do fork mas não descarta ataque de Craig Wright

Como mostrou o Criptomoedas Fácil, a divisão na blockchain do Bitcoin Cash (BCH) ocorreu com sucesso e a bifurcação deu origem à uma nova criptomoeda, o Bitcoin SV (Satoshi Vision). Até o momento, a implementação proposta pelo grupo Bitcoin ABC tem sido considerada o verdadeiro BCH, sendo “dona” do nome “Bitcoin Cash” e do ticker BCH e, ao contrário das expectativas pré-fork, segundo dados da CoinDance, a cadeia ABC também venceu a “guerra” no hashrate e atualmente conta com 68% de hash, contra 32% do SV, além disso, o ABC também vence nos nós (74% a 8%) e no suporte (99% a 53%).

Entretanto os desenvolvedores do ABC não dão a “guerra” por vencida e durante uma transmissão em grande parte comemorativa sobre a capacidade do Bitcoin ABC de sobreviver e prosperar em um universo pós-fork, o autodeclarado “ditador benevolente” da Bitcoin ABC, Amaury Séchet, disse acreditar, devido aos números verificados que os pools de mineração do Bitcoin SV podem estar preparando um ataque contra a cadeia ABC, justamente devido ao hash que tem sido verificado na mineração da blockchain.

“Se você acha que tem um plano melhor, e eu acho que com a BCH temos um plano melhor do que o BTC, então você pode competir no mercado aberto, e ou estamos certos, e acabamos vencendo, ou estamos errados. E isso é bom, é normal, chama-se competição de mercado. Mas, o que estamos vendo agora – ou melhor, o que não estamos vendo agora é o CoinGeek e seu hashrate. Está completamente desaparecido. Não está ganhando, não esta minerando em qualquer lugar que possamos ver. Então acredito que eles estão preparando algum tipo de ataque. Assim, agora não estamos em uma situação em que as pessoas competem em um mercado aberto. Estamos em uma situação em que temos um adversário que, você sabe, está planejando um ataque. E por isso precisamos considerá-los um atacante neste momento”, declarou Séchet.

A questão que tem se colocado é, onde esta o poder de hash dos pools que declararam apoio ao Bitcoin SV?

“O hashrate que está faltando agora que não estamos vendo em nenhum lugar, onde está?”, declrou Séchet.

Especialistas ouvidos pelo Criptomoedas Fácil destacam que um possível ataque de spam, como anunciado pelo pool SharkPool, pode ter sido efetuado na rede BCH imediatamente após o fork pois é possível verificar uma quantidade enorme de  transações absurdamente pequenas. No momento da redação, logo após a bifurcação, diversos blocos estão sendo extraídos com um total de mais de 50 mil transações no valor de menos de 0,5 BCH no total, como pode ser observado no  vídeo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No momento da escrita, o Bitcoin Cash (BCH) está 5% em queda com cotação em torno de US$415, enquanto o Bitcoin SV vê desvalorização acima de 30% sendo cotado na faixa dos US$100. Aos poucos as exchanges e serviços de criptomoedas estão retomando as negociações (depósitos e retiradas) de Bitcoin Cash, mas, até o momento, nenhuma empresa disponibilizou ainda suporte à implementação do Bitcoin SV.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.