Economia

FMI está trabalhando com o G20 na criação de regras globais para criptomoedas

A India revelou oficialmente, pela primeira vez desde que assumiu a presidência do G-20, os detalhes sobre o trabalho em andamento para regular as criptomoedas.

O Fundo Monetário Internacional (IMF) está trabalhando em um paper em consulta com a Índia que se concentrará em “aspectos da política monetária e da abordagem da política para criptoativos”, disse Ajay Seth, secretário do Departamento de Assuntos Econômicos.

Seth também revelou que o FMI liderou uma reunião com representantes de economias em desenvolvimento sobre o paper em janeiro. Os detalhes confirmaram rumores de que o FMI vinha trabalhando com o G20 em temas relacionados as criptomoedas.

Leia também: MetaMask revela nova política de privacidade para carteiras 

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Regulamentação das criptomoedas no G20

“Vai haver um seminário de 135 minutos sobre criptoativos na resposta da política (durante uma reunião do G-20 mais tarde este mês) e para isso novamente o FMI está preparando o paper finalizado que formará a base”, disse ele.

A Índia assumiu a presidência do G20, o fórum intergovernamental das 20 maiores economias do mundo, incluindo a União Europeia como bloco, em 1 de dezembro, o que lhe deu a responsabilidade de moldar a agenda do grupo.

Na véspera de assumir a presidência, a ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman, havia dito que a regulamentação de criptoativos seria uma prioridade. O tema vem sendo debatido no G20 desde 2017.

“Também estamos procurando uma SOP (procedimento operacional padrão) global disponível para ser acordado para regulamentar o mercado de criptoativos”, disse Sitharaman.

A posição da Índia sobre a legalidade das criptomoedas não tem sido clara desde que impôs impostos rigorosos em 2022.

“Reconhecendo o banco central como autoridade para emitir criptomoeda, o resto dos ativos criados fora e que estão usando tecnologias financeiras muito úteis também terão de ser discutidos, pois a regulamentação não pode ser feita por um único país, tem que ser uma ação coletiva, porque a tecnologia não tem fronteiras”, disse Sitharaman.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.