Categorias Notícias

Fim do mistério? Satoshi Nakamoto está na mira de investigadores internacionais

Como o Criptomoedas Fácil mostrou recentemente em uma entrevista com Ray Dillinger, uma das primeiras pessoas a falar com Satoshi Nakamoto e um dos primeiros revisores do código do Bitcoin ao lado de Hal Finney, a pricipal criptomoeda do mercado não atraiu tanto a atenção da comunidade quando teve seu whitepaper lançado em 31 de outubro de 2008. Na época, a identidade do criador do BTC não era um “mistério”, no entanto, à medida em que o Bitcoin foi crescendo e ganhando valor, uma pergunta surgiu: quem é Satoshi Nakamoto?

Desde o early adopter Hal Finney até a Agência de Segurança Nacional  dos EUA (NSA, na sigla em inglês), muitos já foram “identificados” como sendo Nakamoto, até mesmo hackers já alegaram ter invadido o e-mail do criador do BTC e revelado sua identidade. Entretanto, até agora, ninguém conseguiu identificar, com legitimidade, quem realmente é Satoshi Nakamoto.

Mas essa história pode estar perto de ser concluída, pelo menos é isso que pretende o grupo #findsatoshi, que criou uma campanha de crowdfunding no site russo Boomstarter para arrecadar fundos e contratar detetives em três continentes para resolver o mistério. Até o momento, pouco mais de US$268 mil foram arrecadados para o projeto por meio da colaboração de 2.684 pessoas.

“Satoshi precisa ser encontrado. E não é apenas uma curiosidade banal. Foi realmente um entusiasta que deu ao mundo uma moeda independente? Ou era um grupo de pessoas que buscavam propósitos científicos ou puramente egoístas? O Bitcoin pode ser uma invenção do estado, criada com o objetivo de controlar todas as transações? Nós, os fãs de criptomoedas … devemos saber quem tem mais de um milhão de moedas em sua carteira. (Ele/ela) poderia derrubar o mercado durante a noite, quase destruindo-o … Há muito risco para um novo paradigma econômico”, alega o grupo em sua página.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Segundo o grupo, os detetives conduziriam as buscas nos EUA, Japão e Europa, e todos os progressos seriam divulgados nas redes sociais. O grupo já até selecionou as agências: Agência de Detetives no Japão: Goro Kayam; Agência de Detetives EUA: New York Intelligence Agency, Inc; Agência Internacional de Detetives no Reino Unido: Private Detective London e Agência russa-francesa: Osobka.

Recentemente, Laszlo Hanyecz, programador responsável pela primeira compra de um item físico com Bitcoin, a famosa “transação da pizza”, afirmou que o verdadeiro Satoshi era uma pessoa excêntrica e estranha, altamente preocupada em permanecer privada e anônima. Laszlo é um desenvolvedor que ajudou Satoshi nos estágios iniciais de desenvolvimento, apesar de ter um emprego em tempo integral como desenvolvedor.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.