Categorias Colunistas

Fantom implanta PoS de alta velocidade para resolver o ‘Blockchain Trilema’

Embora o mundo cada vez mais expansivo das finanças descentralizadas esteja melhorando em relação à sua contraparte tradicional, a web3 apresenta seus problemas.

Por exemplo, para manter um estado ideal de funcionalidade, ativos comumente usados ​​como Bitcoin precisam se comprometer entre um dos três componentes principais: escalabilidade, segurança ou descentralização. Este conceito é conhecido como o “ trilema blockchain ”.

Cunhado por Vitalik Buterin, ele defende que as tecnologias descentralizadas (pelo menos em seu estado atual de camada um) não podem equilibrar igualmente todos esses três aspectos simultaneamente. Com o Bitcoin, por exemplo, podemos ver que, embora a Prova de Trabalho ajude a fornecer uma segurança forte e uma personificação mais pura da descentralização, a velocidade de suas transações é mais lenta como resultado.

Ainda assim, um grupo nascente de plataformas como o Fantom está tentando resolver esse trilema. O Fantom consegue isso com seu mecanismo de consenso de Prova de Stake de alta velocidade chamado “Lachesis”. Não compromete a segurança ou a descentralização em escala. Com seu protocolo PoS “sem líder” sob medida, o Fantom também permite que os desenvolvedores personalizem completamente os blockchains e adaptem qualidades específicas para ativos digitais de acordo com seus respectivos casos de uso.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O que é o Fantom?

Construído como uma rede alternativa ao Ethereum, o Fantom (FTM) é uma plataforma de contrato inteligente DAG de código aberto para aplicativos descentralizados (dApps), ativos digitais e também oferece um conjunto de ferramentas e recursos DeFi integrados. A Fundação Fantom , uma organização criada para supervisionar a oferta de produtos Fantom, foi fundada em 2018 e implantou sua mainnet (OPERA) em dezembro de 2019.

Inscreva-se no The Defiant para se manter atualizado com as melhores notícias sobre DeFi:

Membros do time:

Nos últimos anos, a Fundação Fantom, fundada pelo cientista da computação sul-coreano Dr. Ahn Byung lk , cresceu para incluir uma equipe global de experientes desenvolvedores de blockchain, engenheiros, cientistas, pesquisadores, designers e empresários que compartilham uma visão coletiva, liderado por seu atual CEO Michael Kong.

A Fundação Fantom tem se concentrado consistentemente na construção de uma infraestrutura que ajude a tornar as tecnologias avançadas mais acessíveis e perfeitamente integradas à vida das pessoas comuns. Mostra

um etos subjacente de uma plataforma distribuída em seu ambiente de trabalho remoto e configuração da empresa.

Financiamento:

De acordo com dados atuais da Crunchbase , a Fundação Fantom foi financiada por um total de 12 investidores e arrecadou US $ 40 milhões em duas rodadas de capital de risco. Sua rede de investidores inclui empresas como Signum Capital, Obsidian Capital, 8 Decimal Capital e DHVC.

Características principais:

A infraestrutura e a eficiência do Fantom são mantidas por meio do que é conhecido como mecanismo de consenso de Prova de Participação ( PoS) tolerante a falhas bizantinas assíncronas (aBFT).

A rede aBFT, que entrou no ar em 2019, foi projetada principalmente para ajudar a preservar a segurança da rede e, ao mesmo tempo, maximizar a velocidade das transações. Para esclarecer melhor os recursos que tornam o Fantom único e como eles funcionam, podemos começar analisando os principais componentes:

O que é um mecanismo de consenso:

Um mecanismo de consenso é considerado o driver de tecnologias distribuídas. Em um ambiente descentralizado, não há uma figura de autoridade única que valida transações e dados na rede.

Em vez disso, essa configuração tradicionalmente hierárquica é substituída pelo protocolo de consenso específico. É assim que uma comunidade chega a um acordo de forma “confiável” e transparente.

Vários mecanismos de consenso tomaram forma já na década de 1980 e incluem iterações como consenso clássico, tolerância a falhas bizantinas (BFT), tolerância a falhas bizantinas práticas (pBFT), consenso de Nakamoto e Tolerância a falhas bizantinas assíncronas (aBFT).

Tolerância a falhas bizantinas assíncronas (aBFT):

Específico do Fantom é o que é conhecido como Asynchronous Byzantine Fault Tolerance (aBFT). Considerado o principal padrão de mecanismos de consenso, ele resolve o trilema do blockchain ao permitir a mais alta qualidade e garantia em termos de descentralização, escalabilidade e segurança.

Embora existam complexidades em camadas para a estrutura e maneiras em que uma rede aBFT difere de mecanismos de consenso alternativos, um fator notável é que em uma rede aBFT, os nós podem chegar a um consenso de forma independente (ao contrário da prova de trabalho) e não precisam de troca finalizada blocos de dados.

Essa funcionalidade aprimorada permite que a rede incorpore mais uma natureza distribuída e meritocrática ou ambiente “sem líder”, o que também ajuda a fortalecer a segurança, reduzir a latência e criar uma rede mais rápida em geral.

Paralelamente, as redes aBFT também ajudam a fornecer um maior nível de escalabilidade e descentralização, pois não há comunicação excessiva ou congestionamento de dados que normalmente limitaria a quantidade de nós participantes.

Gráfico Acíclico Direcionado (DAG):

Outro fator importante para entender a infraestrutura do Fantom são os “Gráficos Acíclicos Direcionados” ou DAG, para abreviar. Um DAG é uma estrutura de dados alternativa normalmente usada em campos científicos ou médicos para observar a relação entre as variáveis ​​e como elas afetam diretamente umas às outras.

De acordo com seu nome, os dados são direcionados porque se movem em uma direção específica e são acíclicos (não cíclicos) porque as informações ou vértices não retornam sobre si mesmos.

Específico para o contexto de criptomoedas DAG, não há noção de blocos, nem a mineração é necessária para estender o banco de dados. Cada vértice na estrutura do DAG representa uma transação e, em vez de reunir transações em blocos de dados, elas são construídas umas sobre as outras.

No entanto, uma pequena operação de Prova de Trabalho é necessária quando um nó envia uma transação para garantir que a rede não receba spam e continue a validar transações anteriores.

Embora a mecânica subjacente e a aplicação de DAGs sejam bastante novas para criptomoedas, há várias vantagens, principalmente sendo maior velocidade, nenhum requisito para mineração, poucas ou nenhuma taxa de transação e nenhum problema de escalabilidade.

Lachesis:

O motor que alimenta a rede Fantom chama-se Lachesis . Ele foi criado para ajudar a superar as limitações dos mecanismos de consenso anteriores (conforme aludido com o trilema blockchain) e para permitir alto rendimento, finalização rápida e segurança de nível de banco de forma consistente.

Os desenvolvedores também podem usar o Lachesis para criar aplicativos sem criar sua própria camada de rede e aproveitar suas vantagens principais, principalmente sendo um design assíncrono, ambiente sem líder, tolerância a falhas bizantino e capaz de confirmar transações em 1-2 segundos.

Tokenomics FTM:

FTM é o token principal do Fantom e oferece flexibilidade para usuários como um token nativo de mainnet, ou ERC20 e BEP-20. O principal caso de uso do FTM é proteger a rede por meio de um sistema de Prova de Participação que inclui recursos variados como piquetagem, direitos de governança, pagamentos e incentivos de taxas.

Para apostar em tokens FTM, os nós de validação precisam conter um mínimo de 3.175.000 FTM e receberão “recompensas de época” junto com uma porcentagem das taxas de transação na rede. A oferta total da FTM é de 3,175 bilhões.

No momento em que este artigo foi escrito, havia tokens FTM 2.1B em circulação, com o restante reservado para piquetagem.

Embora a distribuição de recompensas em última análise dependa de decisões de governança, no ritmo atual, levará aproximadamente mais de dois anos para distribuir todas as recompensas e atingir a circulação total do fornecimento total, estima a Fundação Fantom .

Embora FTM possa ser comprado em todas as principais bolsas (com Binance oferecendo o menor slippage e maior volume), os criadores de FTM desencorajam essa prática devido aos riscos de custódia e à indisponibilidade de recompensas de estaca para titulares de FTM que adquirem FTM de qualquer lugar diferente do rede oficial FTM.

Um grupo nascente de plataformas como o Fantom está resolvendo esse trilema. O Fantom consegue isso com seu mecanismo de consenso de Prova de Stake de alta velocidade chamado “Lachesis”.

Para elaborar os recursos e benefícios exclusivos do token FTM:

Pagamentos:

Devido ao seu alto rendimento e velocidade, os pagamentos na rede Fantom atualmente levam cerca de 1 segundo e custam $ 0,0000001.

Governança na Cadeia e Atividades de Governança:

Dada a natureza descentralizada e sem permissão de seu ecossistema, qualquer detentor que apostou seus tokens na rede FTM pode tomar decisões e propor mudanças ou votar em propostas de melhoria por meio da governança em cadeia. A influência e o poder dos eleitores dependem da quantidade de FTM detida.

Validadores de compensação e taxas de rede:

Sem um buffer, hackers maliciosos e spam facilmente atingiriam a rede Fantom, prejudicando o desempenho e enchendo o livro-razão com informações inúteis.

Embora limitado a uma taxa significativamente baixa, o FTM é usado para taxas de transação e taxas necessárias para criar contratos inteligentes e novas redes. FTM também é usado para compensar validadores que realizam várias atividades, como ajudar a prevenir spam de transações, validar transações, etc.

Recompensas de fixação:

Os usuários que apostarem seus tokens Fantom (FTM) na plataforma também ganharão uma taxa de porcentagem anual mínima (APR) de 3,79% e um máximo de 11,59%

A taxa de porcentagem anual depende da quantidade de FTM apostada e do período de bloqueio total. Para obter uma visão mais clara da APR específica e das recompensas estimadas, os titulares ou apoiadores da FTM podem visitar a calculadora da Fundação para selecionar o número preferido de tokens e o período de aprisionamento.

A retirada do FTM leva sete dias e, se os detentores retirarem os tokens antes que o período de bloqueio seja concluído, todos os seus tokens FTM serão queimados.

O ecossistema Fantom :

Fantom DeFi:

Por meio de sua pilha DeFi integrada , o Fantom também permite que seus usuários criem fUSD com seus tokens FTM. fUSD é o stablecoin nativo do Fantom atrelado a 1: 1 em relação ao dólar americano, que pode ser usado para negociar, emprestar e tomar emprestado 176 ativos sintéticos e tokens, incluindo fBTC e fETH – todos integrados com carteiras Fantom.

Os detentores podem escolher a quantidade que desejam cunhar e reequilibrar a qualquer momento com uma taxa de garantia de 500% adicionando ou removendo FTM e podem reembolsar seu FUSD cunhado desbloqueando seus tokens FTM apostados.

Fantom Opera:

Alimentado por seu algoritmo de consenso abFT, o mainnet Fantom Opera é um ambiente seguro, de código aberto e rápido projetado para construir aplicativos descentralizados do mundo real sem riscos de congestionamento ou atraso.

Projetado para superar as limitações de blockchains alternativos, o Fantom Opera é totalmente compatível com a Máquina Virtual Ethereum (EVM) e fornece suporte completo para contratos inteligentes escritos por meio do Solidity para portabilidade perfeita dapp.

Por serem totalmente compatíveis com EVM, os desenvolvedores podem escrever e implantar contratos inteligentes como fariam no Ethereum, mas com o suporte adicional de um mecanismo de consenso mais rápido.

Os usuários também podem apostar no Opera com um mínimo de 1 FTM, e dependendo de sua formação técnica (junto com pelo menos 1.000.000 de FTM), também podem executar um nó validador.

Soluções e parcerias:

Parcerias e soluções notáveis foram desenvolvidas com a Fantom para uma variedade de indústrias globais, como mercados financeiros, saúde, educação, imóveis tokenizados e gerenciamento de cadeia de suprimentos. As parcerias com o Fantom incluem, mas não se limitam a crypto.com, travala, Ethereum Classic Labs, OKEx, Waves e muitos mais.

Estacando e armazenando o Fantom (FTM):

Para apostar tokens Fantom FTM, os usuários precisarão ter no mínimo 1 FTM. O guia a seguir é um passo a passo básico para o processo:

1. Instale a carteira FTM no PC, iOS ou dispositivo móvel.

2. Transfira seu FTM para o endereço do Opera

3. Escolha entre uma variedade de validadores (um respeitável) e aposte a quantidade preferencial de tokens FTM. Aconselha-se cuidado durante esta etapa, pois, embora os validadores não tenham acesso a nenhum tokens diferente dos seus, se um nó validador agir de forma mal-intencionada, há uma chance de os usuários perderem todos os tokens FTM apostados.

Fixar recompensas para alterações de tokens FTM com base no nível de participação do titular do FTM. À medida que a piquetagem ocorre na cadeia, os dispositivos pessoais, como celulares ou computadores de mesa, nem sempre precisam estar online ou conectados.

Como o piqueteamento ocorre de forma completamente independente, uma vez que os tokens são bloqueados, os usuários podem fazer logoff com segurança de sua carteira e verificar periodicamente para acessar ou visualizar o saldo de recompensa.

Carteiras:

A carteira Fantom (FTM) é a carteira nativa do mainnet FTM Opera. Com a carteira Fantom, os usuários podem enviar e receber FTM, apostar, reivindicar e desamarrar FTM e votar em propostas de governança, entre muitos outros recursos.

As carteiras Fantom são totalmente compatíveis com as principais plataformas móveis, como Metamask, Ledger e Trust Wallet. Um guia completo sobre como configurar e usar as carteiras móveis FTM pode ser encontrado aqui . Um guia de configuração do Ledger Nano S / X com o Fantom pode ser encontrado aqui .

Preço do Fantom (FTM):

Fantom (FTM) está sendo negociado atualmente a US $ 2,08 em 15 de outubro de 2021. O volume de negociação de 24 horas nas bolsas é de aproximadamente US $ 455.862.269

Mason Marcobello é um escritor, empresário e aspirante a tecnólogo criativo. Enquanto curava, cria e coleta avidamente NFTs, Mason também está atualmente no processo de construçãodo Atlas de Apol Io,uma biblioteca para o metaverso inspirada em dois cães, Apollo e Atlas.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Leia também: Segundo ETF de Bitcoin dos EUA capta US$ 10 milhões em 5 minutos

Leia também: FTX oferece US$ 500 em criptomoedas de graça para torcedores da NBA

Leia também: Analista aponta que a bola da vez no mercado de criptomoedas está com a Solana

Compartilhar
The Defiant

The Defiant faz a curadoria, compila e analisa todos os principais desenvolvimentos em finanças descentralizadas, para que você possa se manter informado sobre o setor de criptomoedas e finanças.

This website uses cookies.