Categorias Notícias

Exchange QuadrigaCX decreta falência no Canadá

A exchange canadense QuadrigaCX parece estar com seus dias contados. O portal de notícias Cointelegraph afirmou que a empresa entrou oficialmente em falência nesta segunda-feira, 08 de abril.

A falência da QuadrigaCX foi aprovada ainda na segunda-feira pelo juiz da Suprema Corte da Nova Escócia Michael Wood. O pedido segue uma recomendação feita pela empresa de auditoria Ernst & Young (EY), responsável pelo processo que envolve a perda do acesso aos fundos da carteira offline da exchange.

No início desse mês, a equipe jurídica da EY afirmou que a empresa deveria decretar falência. Com o pedido, o processo de reestruturação da QuadrigaCX sob a Lei de Acordos de Credores das Companhias (CCAA) deve passar para um processo alternativo sob a Lei de Falências e Insolvência (BIA), considerada mais branda e clara.

A decisão agora concede à EY maiores poderes de investigação, como um administrador sob a BIA, o que significa que a empresa pode exigir a produção de documentos e depoimentos de testemunhas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O juiz Wood também concedeu uma chamada ordem de preservação de ativos da EY, que se estende a todos os ativos mantidos por Jennifer Robertson – a esposa do cofundador da QuadrigaCX Gerald Cotten – e da propriedade de Cotten. A ordem proíbe Robertson de vender, remover e transferir quaisquer de seus ativos.

Como publicado anteriormente, a Quadriga solicitou proteção ao credor quando, após a morte de Cotten, a exchange perdeu o acesso às suas carteiras offline e chaves privadas que mantinham os criptoativos de todos os seus clientes e que Cotten não deixou cópias das chaves privadas, nem instruções sobre como acessar as carteiras. A dívida da QuadrigaCX chega a mais de US$195 milhões, divididos entre mais de 115.000 clientes.

No final de março, os representantes legais da Quadriga – os escritórios de advocacia Miller Thomson e Cox & Palmer – formaram um comitê oficial de usuários afetados pela exchange. O comitê tem como objetivo ajudar os escritórios de advocacia a representarem todos os usuários afetados nos processos judiciais contra a QuadrigaCX.

Leia também: Orgãos reguladores do Canadá anunciam novas regras para criptoativos

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.