Categorias Notícias

Ex-presidente da CFTC lança projeto para promover dólar digital

O ex-presidente da Comissão de Negociação de Futuros e Commodities (CFTC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, Christopher Giancarlo, anunciou em um comunicado à imprensa o lançamento do Projeto Digital Dollar, iniciativa para explorar opções para o dólar digital dos EUA.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa de consultoria Accenture, que divulgou o comunicado nesta quinta-feira, dia 16 de janeiro. Além disso, conta com a cooperação de Charles Giancarlo, CEO da empresa de hardware e software, Pure Storage e Daniel Gorfine, CEO do grupo de consultoria para fintechs, Gattaca Horizons LLC.

Christopher Giancarlo, que deixou a CFTC em abril de 2019, destacou que a moeda digital ajudaria a proteger o dólar no futuro. O ativo também permitiria, segundo ele, que indivíduos e empresas globais fizessem pagamentos em dólares, independentemente do espaço e do tempo.

“Estamos lançando o Projeto Digital Dollar para catalisar uma moeda digital americana simbolizada que coexistiria com outros passivos do Sistema de Reserva Federal e serviria como meio de liquidação para atender às demandas do novo mundo digital e um sistema financeiro global mais barato, rápido e inclusivo.”

O projeto atuará no sentido de incentivar a pesquisa e a discussão pública sobre as vantagens potenciais de um dólar digital. Além disso, convocará líderes e atores do setor privado, propondo possíveis modelos de apoio ao setor público. 

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“O Projeto desenvolverá uma estrutura para possíveis etapas práticas que podem ser tomadas para estabelecer um CBDC [sigla em inglês para Moeda Digital do Banco Central] em dólar”, enfatiza o comunicado.

Digital Dollar Foundation

O Digital Dollar Foundation, ou Fundação Dólar Digital, em tradução livre, é uma organização sem fins lucrativos criada por Christopher Giancarlo, Charles Giancarlo e Daniel Gorfine para apoiar o lançamento do projeto. A Fundação também conta com a Accenture como parceira digital, que, segundo Giancarlo, possui um histórico de colaborações inovadoras com bancos centrais.

O diretor executivo e líder global da Blockchain na Accenture, David Treat, afirmou que a empresa ajudará a reunir uma comunidade especializada de partes interessadas para tirar o máximo proveito da experiência do mundo real e das mais recentes capacidades tecnológicas. E acrescentou:

“A Moeda Digital do Banco Central é um facilitador essencial para a modernização dos sistemas financeiros e impulsionará melhorias econômicas e sociais materiais e formará a base para uma onda de novas inovações.”

Leia também: Presidente da CFTC comenta a respeito do status regulatório do XRP

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.