Categorias Notícias

Ex-governador do Fed apoia a criação de uma “FedCoin”

Durante uma entrevista ao New York Times, Kevin Warsh, ex-governador do Federal Reserve (Fed), afirmou sua opinião sobre uma criptomoeda criada pelo órgão. Segundo Warsh, o Fed deveria considerar seriamente a criação de uma criptomoeda endossada pelo governo – projeto conhecido informalmente como “FedCoin”.

Recentemente, Warsh anunciou uma parceria com o bilionário Stanley Druckenmiller no desenvolvimento de uma solução para conter a grande volatilidade do Bitcoin. Embora tenha, na ocasião, tecido fortes críticas ao principal cripto-ativo do mercado, o ex-governador se mostra entusiasmado com a ideia do uso desses ativos.

Outrora candidato a tornar-se presidente do Fed, Warsh disse que caso tivesse retornado à instituição, teria designado uma equipe para explorar a possibilidade de uma “FedCoin”. Ele não vê essa moeda como substituta ao dinheiro, mas sim como uma forma de conduzir a política monetária quando a próxima crise ocorrer. Ele observou que a maioria dos bancos centrais acredita que os cripto-ativos são propensos a fraudes e perdas dos investidores, mas que também enxergam grande potencial nessa nova classe de ativos.

“A maioria dos bancos centrais acredita que esses cripto-ativos são inteligentes, como os caras na garagem que fizeram grandes empresas de tecnologia. Isso, na visão deles, pode ser muito legal ou muito arriscado”, afirmou Warsh na entrevista.

Ele também acrescentou, que a tecnologia blockchain, a qual permite a manutenção confiável e descentralizada de registros de transações, pode ser útil nos sistemas de pagamento operados pelo Fed, que permitem a transferência de trilhões de dólares entre bancos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Parece-me que uma moeda digital emitida por um banco central pode ter um papel a desempenhar nesses campos”, disse Warsh.

Alguns bancos centrais já estão trabalhando em iniciativas neste sentido, incluindo a Autoridade Monetária de Cingapura e o Banco da Inglaterra. E até o atual presidente do Fed, Jerome Powell, que foi escolhido para o cargo ao invés de Warsh, reconheceu as potenciais aplicações em sua audiência de confirmação para a presidência do Fed em novembro.

“Na verdade, olhamos a tecnologia blockchain como uma ferramenta que pode ter aplicações significativas no setor de pagamentos em grande parte da economia”, afirmou Powell em seu discurso.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.