Categorias Notícias

Ex-gerente de investimentos da Celsius processa empresa por fraude

Embora tenha conseguido quitar completamente o seu empréstimo de Bitcoin (BTC) junto ao Protocolo Maker, a Celsius Network segue enfrentando problemas.

Dessa vez, o ex-gerente de investimentos da plataforma de empréstimos entrou com uma ação contra a empresa, acusando-a de má administração e fraude.

O processo em questão foi aberto pela empresa de software KeyFi, fundada por Jason Stone, que foi funcionário da Celsius Network em 2021.

De acordo com a ação, movida em Nova York, a Celsius é acusada de usar os fundos dos clientes para manipular o preço de seu token CEL e de operar um esquema Ponzi.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, a empresa estaria devendo milhões de dólares à KeyFi de um acordo de participação nos lucros.

“Como os clientes procuraram retirar os seus depósitos de Ether, a Celsius foi forçada a comprar Ether no mercado aberto a preços historicamente altos, sofrendo grandes perdas. Diante de uma crise de liquidez, a Celsius começou a oferecer taxas de juros de dois dígitos para atrair novos depositantes, cujos fundos foram usados ​​para pagar depositantes e credores anteriores”, diz trecho do documento.

KeyFi processa Celsius

A KeyFi trabalhou em parceria com a Celsius entre agosto de 2020 e abril de 2021. Ao longo desse período, a empresa teria gerado “centenas de milhões de dólares em lucros para benefício mútuo das partes”, de acordo com o documento divulgado na quinta-feira (7).

Enquanto gerenciava os fundos dos clientes, a Celsius teria garantido à KeyFi que a equipe de gerenciamento de risco monitorava as atividades de investimento e estava “protegendo qualquer perda potencial temporária das atividades em pools de liquidez”.

No entanto, Stone afirmou que a equipe descobriu no final de fevereiro de 2021 que a Celsius não cumpriu a sua palavra.

“Nós descobrimos que Celsius havia mentido para nós. Eles não estavam protegendo nossas atividades, nem as flutuações nos preços dos criptoativos. Todo o portfólio da empresa teve exposição nua ao mercado.”

O processo afirma ainda que a Celsius sofreu duras perdas a partir de janeiro de 2021. Isso porque falhou de forma imprudente e fraudulenta em proteger os seus investimentos.

Essa suposta má conduta fez com que a KeyFi encerrasse seu relacionamento com a plataforma.

Caso Celsius

Embora a Celsius não tenha feito nenhuma declaração oficial sobre o caso, as alegações surgem cerca de um mês depois que a empresa de empréstimos interrompeu as retiradas dos clientes.

Conforme noticiou o CriptoFácil, no dia 12 de junho, a Celsius paralisou os saques alegando dificuldades financeiras. Desde então, a empresa está sob intenso escrutínio.

A exchange de criptomoedas FTX até cogitou a possibilidade de resgatar a empresa. No entanto, a FTX desistiu do negócio. Isso porque a empresa teria um “rombo” de US$ 2 bilhões em seu balanço e a FTX achou difícil lidar com isso.

Leia também: Protocolo DeFi Aave pretende lançar stablecoin GHO

Leia também: Binance consegue registro na Espanha e segue com plano de expansão para a Europa

Leia também: Bitcoin vai se recuperar no 2º semestre de 2022, diz analista da Bloomberg

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.