Tecnologia

Ethereum: rede Dencun fará último teste na próxima semana

A Dencun, maior atualização do Ethereum desde o início de 2023, chegou na rede de testes Sepolia. Com isso, a rede receberá o segundo de três testes em redes diferentes. E a data do novo teste já está marcada: será no dia 7 de fevereiro.

O tão aguardado projeto “Dencun” trará o recurso “proto-danksharding”, um dos mais aguardados da rede. Como o nome diz, ele é uma versão prévia do recurso Danksharding, um método para diminuir os custos de transação e aumentar o rendimento das operações. Ele faz parte da atualização Cancun, que ainda não tem data para lançamento.

Entenda as novidades

De acordo com a Fundação Ethereum, o recurso proto-danksharding visa reduzir o custo das transações para blockchains da camada 2, bem como tornar a disponibilidade de dados mais barata. Ele fará isso particionando a rede em unidades mais pequenas, chamadas fragmentos, que são capazes de processar transações de forma independente.

Conhecido como “blobs”, esses fragmentos dividem o trabalho pesado de processar as operações. Dessa forma, eles conseguem reduzir os custos das operações de segunda camada. O número de camadas 2 no topo do Ethereum está se expandindo rapidamente. Portanto, a atualização surge como um elemento essencial do roadmap para apoiar o crescimento.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A atualização Dencun chegará na rede Sepolia na quinta-feira, 1 de fevereiro. Em seguida, a última rede de testes a receber a atualização será a Holesky, o que ocorrerá em 7 de fevereiro. No início deste mês, a Dencun foi ao ar na rede de teste Goerli com sucesso depois de apresentar problemas no início.

Os testes na Sepolia começarão às 19h51 (horário de Brasília) e terminarão às 20h10. Depois do lançamento na Holesky, os desenvolvedores marcarão uma data para ativar o Dencun no blockchain principal.

As redes de teste simulam o ambiente da blockchain permitem que os desenvolvedores do Ethereum façam alterações no protocolo ou em seus aplicativos descentralizados sem correr risco de afetar a rede. A própria Dencun sofreu atrasos, visto que seu lançamento estava previsto para ocorrer no final de 2023.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.