Categorias Notícias

Ethereum propõe reduzir recompensas de mineração e causa revolta

Uma nova Proposta de Melhoria Ethereum (EIP, na sigla em inglês) tem gerado polêmica e recebeu forte oposição dos mineradores. Isso porque a EIP-2878 propõe que as recompensas do bloco sejam reduzidas em 75%.

A EIP foi proposta em 11 de agosto. Ela tem como autores o Diretor Administrativo da ConsenSys, John Lilic, e o Chefe Global de Sucesso do Cliente da Ledger, Jerome de Tychey.

A explicação detalhada da EIP foi publicada no fórum Ethereum Magicians. Lá, desenvolvedores e mineradores podem discutir sua validade. E o feedback não tem sido dos melhores.

Proposta reduz lucros e gerou polêmica

Atualmente, a recompensa da rede é de 2 ETH por bloco. A mudança propõe que esse valor passe para apenas 0,5 ETH.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Segundo o site, a EIP tem um objetivo principal. ela busca trazer a taxa de inflação da Ethereum mais próxima do Bitcoin (BTC) e, com isso, preservar o poder de compra da ETH.

Não foi a primeira vez que cortes na recompensa do bloco aconteceram no Ethereum. Entretanto, este é o corte mais drástico até o momento. A recompensa pode trazer forte queda nos lucros dos mineradores.

Como o Ethereum funciona via Prova de Trabalho (PoW), isso pode comprometer até a segurança da rede.

EIP gerou críticas

O gerente de produto da PegaSys, Time Beiko, criticou justamente este ponto. Ele citou os cortes anteriores e chamou a EIP de “dramática”.

“Esta é uma mudança muito dramática, visto que fomos de 5 ETH para 3 ETH (-40%), depois de 3 para 2 (-33%). Agora, você está indo de 2 para 0,5 ( -75%)”, explicou Beiko.

Ele também argumentou que o foco deveria ser na segurança da rede, e não na redução das recompensas. Vale destacar que os mineradores são os principais responsáveis por manter a rede segura.

“A maior consideração, na minha opinião, deve ser a segurança da rede (ou seja, como garantimos que a probabilidade de 51% dos ataques permanecer baixa, como mantemos um conjunto diversificado de mineiros na rede, etc.).”

Um usuário chamado CryptoBlockchainTech respondeu à proposta argumentando que ela pode tornar o Ethereum mais centralizado.

“ASICs são altamente lucrativos em comparação com as GPUs. Qualquer redução nas recompensas de bloco sem uma mudança de algoritmo removerá o resto das GPUs da rede, resultando em ASICs controlando totalmente a rede”, disse.

Leia também: Ethereum Classic ganha plano para evitar novos ataques em sua rede

Leia também: Valor de mercado da Apple é 9 vezes maior que valor do Bitcoin

Leia também: Bitcoin pode bater R$ 250 mil se romper alta histórica, afirma famoso trader

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.