Ethereum lança primeiro shadow fork em preparação para a Merge

A aguardada transição do Ethereum (ETH) para a mineração de Prova de Participação (PoS) se aproxima. Enquanto isso não acontece, a rede sofrerá mais um fork, intitulado shadow fork.

O novo fork foi anunciado no fim de semana por Paritosh Jayanti, um dos validadores do Ethereum. De acordo com ele, a divisão será realizada na mainnet da rede com o objetivo de testar suposições dos desenvolvedores. As suposições foram criadas na rede de testes e agora serão aplicadas na mainnet.

Preparação para o The Merge

Jayanthi, que também é desenvolvedor da Fundação Ethereum, o fork adiciona campos relacionados ao The Merge às configurações de testes. Com isso, o desenvolvedor pretende testar funções como a sincronia e o tempo de construção dos blocos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O shadow fork estará conectado aos seus nós na cadeia principal do Ethereum, isto é, algumas transações aparecerão na rede de testes e na principal.

A nova rede já possui um explorador de blocos ativo, que registra transações desde 8 de abril. De acordo com o explorador, mais de 2,2 milhões de transações já foram processadas. O shadow fork também possui mais de 1 milhão de endereços de carteira registrados e 14,5 milhões de blocos. Cada bloco é produzido em média a cada 13,1 segundos.

Com o The Merge, o Ethereum finalmente abandonará a mineração via Prova de Trabalho (PoW) e adotará o PoS. A princípio, essa atualização deveria ter ocorrido em 2015, mas foi adiada por quase sete anos.

O nome The Merge – que significa “mesclagem” – veio da forma como o processo ocorrerá. A rede principal do Ethereum será unida com a Beacon Chain, rede que valida as transações da camada de consenso (antigo Ethereum 2.0).

A mineração via PoW requer alto consumo de energia para construir um bloco, enquanto a PoS demanda um consumo muito menor. Os defensores da mineração limpa enxergam que essa mudança será uma das maiores vantagens do Ethereum sobre o Bitcoin (BTC).

O lançamento do shadow fork foi visto como positivo pelos desenvolvedores do Ethereum. Van der Wijden, classificou o lançamento como um “evento histórico”. Por outro lado, o desenvolvedor Tim Beiko afirma que o sucesso desse fork servirá para definir a data final do The Merge.

Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum, tem reiterado que a atualização deve ocorrer antes de julho deste ano, mas as datas para a atualização foram empurradas para a frente várias vezes antes.

Está funcionando?

Jayanthi afirma que o shadow fork está funcionando e que alguns problemas jé foram notadas com provedores de software Nevermind e Bisu. No entanto, tratam-se de problemas com menor gravidade.

O shadow fork é o mais recente dos últimos eventos de teste para o The Merge, com outros testes realizados de forma bem-sucedida. Por exemplo, a rede de testes Klin foi lançada em meados de março, e foi considerado um sucesso.

Leia também: Após ‘BBB’, surfista Pedro Scooby vai lançar coleção de NFTs

Leia também: A correlação do Bitcoin com o índice Nasdaq 100 atinge um novo recorde histórico

Leia também: Epic Games, criadora do Fortnite arrecada US$ 2 bilhões para investir na criação de seu metaverso

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.