Tecnologia

Ethereum está deflacionário por 2 meses consecutivos

O Ethereum está deflacionário há dois meses consecutivos, graças ao aumento da atividade on-chain em protocolos como Uniswap e Blur.

A rede Ethereum realizou uma atualização (EIP-1559) em agosto de 2021, que determinou que parte das taxas de transação seriam queimadas em vez de direcionadas aos mineradores da rede.

Essa mudança foi um precursor da transição do Ethereum para proof-of-stake (PoS) em setembro do mesmo ano, com a ativação do The Merge.

O EIP-1559 possibilitou, pela primeira vez na história do Ethereum, a criação de blocos deflacionários (mais ETH queimado do que distribuído).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Segundo o rastreador de rede ultrassom.money, desde o final de janeiro, o ativo tem se mantido deflacionário todos os dias.

Anteriormente, o Ethereum havia atingido brevemente o status deflacionário em novembro de 2022, mas voltou a ser inflacionário em dezembro.

Analistas da Compass Point Research and Trading apontaram em um relatório de pesquisa no início deste mês que o aumento do ETH queimado foi impulsionado principalmente pelo crescimento do uso do Uniswap, em resposta à incerteza das exchanges centralizadas, e pelo uso contínuo do mercado de NFTs Blur.

Ethereum deflacionário

A Uniswap lidera o ranking de ETH queimados nos últimos 30 dias, com cerca de 8.766 ETH queimados nesse período. Já o mercado e agregador de NFT Blur queimou aproximadamente 6.535 ETH no último mês.

Sam Martin, analista de pesquisa da Blockworks, afirmou que a quantidade de ETH queimado aumentou constantemente nos últimos dois meses devido ao crescimento da atividade on-chain.

O maior aumento ocorreu em 10 de março, quando o medo em torno do suporte do USDC causou um descolamento, levando os usuários on-chain a trocar USDC por USDT e resultando na maior queima diária desde a implementação do The Merge.

Um relatório da Compass Point, de 9 de março, previu que a introdução de blockchains de layer 2 poderá prejudicar o processo de queima de Ethereum, pois irá atrair transações e protocolos que hoje estão na layer 1 para as soluções de layers 2 e 3.

Com isso o Ethereum pode ganhar em escalabilidade, mas perder seu status de deflacionário.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.