Categorias Notícias

Ethereum 2.0 não será lançado jamais: entenda

Sim, isso mesmo, o aguardado sistema do Ethereum 2.0 (ETH 2.0) não verá a luz do dia, pelo menos não com o nome atual. De fato, a equipe do Ethereum anunciou a remoção total do termo de toda e qualquer comunicação a partir da segunda-feira (24).

Ou seja, o ETH 2.0 foi cancelado, mas não como projeto e sim como nomenclatura. A atualização permanecerá ativa, mas agora terá o nome de “camada de consenso”. Esta mudança, intitulada The Great Renaming (A Grande Renomeação), foi anunciada pelo site ethereum.org, que pertence à Fundação Ethereum.

A partir de agora, os termos ETH 1.0 e ETH 2.0 estão definitivamente aposentados. No lugar deles serão adotados Camada de Execução (ETH1) e Camada de Consenso (ETH2) como novas terminologias.

Mudança revela novo caráter do ETH

De acordo com a Fundação Ethereum, a mudança tem por objetivo adequar as novas marcas com a realidade do sistema. O antigo ETH 2.0 era visto como uma revolução, uma mudança completa da rede. Agora, a camada de consenso dará a conotação de apenas mais uma atualização.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Adicionalmente, as mudanças passarão melhor a ideia de continuidade e integração entre as camadas, com a Execução e o Consenso atuando em conjunto no mesmo sistema.

“Um grande problema com a marca ETH 2.0 é que ele cria um modelo mental quebrado para novos usuários de Ethereum. Eles intuitivamente pensam que a ETH 1.0 vem em primeiro lugar e ETH 2.0 vem depois. Ou que com a chegada da ETH 2.0, a ETH 1. deixará de existir. Nada disso é verdade. Ao remover a terminologia ETH 2.0, salvamos todos os usuários futuros de navegar neste modelo mental confuso”, explicou a equipe.

Ao mesmo tempo, o termo ETH 2.0, de acordo com a Fundação, virou alvo de golpes na Internet. Esses golpes promoviam esquemas como “troque seu ETH por ETH 2.0” para roubar criptomoedas dos usuários mais desatentos. Da mesma forma, os golpistas promoviam esquemas falsos de suposta “promoção” de uma rede para a outra.

Como as duas camadas são iguais, a retirada do termo visa proteger os usuários do ETH contra golpes e deixar o ecossistema mais seguro.

A Fundação também deixou claro que a mudança é apenas no nome das marcas. Portanto, não haverá qualquer alteração no roadmap de futuras atualizações do ETH.

Evolução da camada de consenso

O nome camada de consenso, aliás, reflete uma das principais mudanças trazidas pelo antigo ETH 2.0: a mineração. Conforme o roadmap da atualização, a próxima fase envolve o início do protocolo de Prova de Participação (PoS) no ETH.

Em suma, a rede pretende mudar a sua forma de consenso, buscando ser mais eficiente em termos energéticos. Dessa forma, a camada de consenso garantirá que todos os dispositivos que contribuam para a rede estejam atuando de acordo com as regras.

Por outro lado, a camada de execução continuará sendo o local onde todos os contratos inteligentes e regras de rede estarão. Juntas, ambas continuam sendo o velho e conhecido ETH, a segunda maior rede blockchain em valor de mercado.

Leia também: Ataque ao OpenSea faz Bored Ape ser vendido com 92% de desconto

Leia também: Preço do Axie Infinity deve cair mais à medida que os touros desaparecem

Leia também: “Se eu investisse em Bitcoin, estaria comprando agora”, diz analista Tiago Reis

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.