Categorias Notícias

Estados Unidos vão discutir sobre stablecoins nesta segunda-feira

A secretária do tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, vai organizar um encontro dos reguladores do país na segunda-feira (19). O objetivo é discutir sobre criptomoedas, mais precisamente stablecoins.

No encontro, estarão presentes a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), o presidente da Reserva Federal (Fed) e o chefe da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC).

Reguladores preocupados

Jerome Powell, presidente do Fed, falou recentemente sobre stablecoins. Ele menciona a Tether e explica que a empresa é um exemplo dos motivos pelos quais stablecoins devem ser acompanhadas de perto.

Conforme destacou o Decrypt, Powell afirmou que as criptomoedas provavelmente não farão parte do universo de pagamentos. Contudo, ele acredita que as stablecoins podem fazer, razão pela qual ele defende uma estrutrura regulatória.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

De qualquer forma, ainda não se sabe qual será o rumo da conversa. Sabe-se apenas que as stablecoins têm causado preocupações aos reguladores estadunidenses.

Este ano, a Tether firmou um acordo com a Procuradoria do Estado de Nova Iorque para encerrar o processo em curso sobre suposta manipulação de mercado.

O acordo obriga a Tether a informar trimestralmente sobre o lastro para a stablecoin USDT. Dois meses depois, um relatório confirmava que a Tether possuía lastro para o USDT.

Entretanto, em maio surgiu a revelação de que apenas 3% das reservas da Tether são feitas com dinheiro em caixa. O restante está dividido entre investimentos, títulos de crédito, fundos e metais preciosos.

Todo esse confuso cenário envolvendo o lastro do USDT levantou preocupações dos reguladores. Embora a preocupação com uma suposta manipulação de mercado esteja em segundo plano, a preocupação com o lastro permanece.

Tether infla o mercado

O analista conhecido como Mr. Whale publicou um texto em junho afirmando que o USDT “infla” o real valor do mercado de criptomoedas.

Ele afirma que a stablecoin é uma bomba relógio, classificando-a como risco sistêmico que não pode ser ignorado.

Mr. Whale até mesmo acusa maximalistas do Bitcoin de defender a stablecoin em troca de dinheiro. Resta aguardar a reunião dos órgãos reguladores e observar os possíveis impactos do que for debatido.

Leia também: Aave e Compound podem disparar 160%; entenda

Leia também: Demanda de Bitcoin faz PayPal aumentar limite semanal de compras

Leia também: Otimismo com SHIB, day trade proibido no Bradesco e 4 criptomoedas que podem disparar

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.