Categorias Notícias

Estação vai operar nó da blockchain Ethereum no espaço

O provedor de infraestrutura descentralizada SpaceChain anunciou duas missões que levarão nós do Ethereum e do Bitcoin para o espaço. As missões estão programadas para junho deste ano.

A primeira missão, que ocorrerá em 3 de junho, se concentrará em mover um nó Ethereum para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). O nó será lavado até lá pelo foguete Falcon 9 da SpaceX.

Então, o dispositivo será conectado à placa de hardware que foi instalada na estação em abril. Dessa forma, a empresa pretende promover o desenvolvimento de aplicações em blockchain. Ao mesmo tempo, planeja oferecer do espaço serviços para a indústria de finanças descentralizadas (DeFi).

De acordo com a SpaceChain, esta será a primeira integração entre a blockchain Ethereum e o software da ISS:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Os desenvolvedores terão a oportunidade de criar aplicativos revolucionários que podem tirar proveito das funções relacionadas à blockchain, incluindo a execução de contratos inteligentes e transações com várias assinaturas, além de executar testes em seus computadores para determinar se os aplicativos criados funcionariam no espaço.”

O nó do Ethereum permitirá que a Nexus, que é cliente da SpaceChain, ofereça serviços de blockchain para aplicativos de negócios.

Bitcoin no espaço

A SpaceChain também planeja colocar vários nós Bitcoin em órbita em um segundo lançamento no dia 24 de junho.

Dessa vez, a missão se concentrará na instalação de dois nós em um satélite YAM-2. Os nós pertencem à exchange de criptomoedas Biteeu e ao projeto comunitário Divine.

Os nósserão operados e gerenciados pela Eurasian Space Ventures (ESV) localizada no Cazaquistão.

A ESV é uma empresa que pretende atuar como um centro internacional de projetos e organizações espaciais que buscam capitalizar a infraestrutura espacial do país.

Além disso, esta segunda missão também instalará um terceiro nó de satélite do Bitcoin para a plataforma Nexus.

“Com isso, você poderá usar blockchains de Bitcoin e Ethereum para seu portfólio de serviços, como custódia de ativos, oferecer um conjunto de produtos de e-commerce e segurança de dados”, acrescentou SpaceChain.

Os sistemas de conexão via satélite são, em essência, uma conexão à Internet, mas de uma forma mais direta.

Esses sistemas de conexão fazem com que o Bitcoin continue funcionando, mesmo em calamidades extremas. Um caso emblemático foi o apagão geral na Venezuela em março de 2019.

Leia também: Momento no Brasil é propício para criptomoedas, dizem especialistas

Leia também: Elon Musk não é melhor pessoa para falar de meio ambiente e Bitcoin

Leia também: Contratos inteligentes e Cardano: especialista explica como vai funcionar

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.