DeFi

Especialista diz que PoS vai matar o Ethereum daqui a alguns anos

O Ethereum com Prova de Participação (PoS) não tem nem um mês, mas algumas pessoas já estão prevendo um fim catastrófico para a rede. Por deixar a Prova de Trabalho (PoW) para trás, alguns especialistas apontam que a segurança e a descentralização da rede podem ser comprometidas.

Embora o cocriador do Ethereum, Vitalik Buterin, esteja convencido de que fazer staking é mais seguro do que minerar, o economista Micky Koss acredita que o Ethereum vai morrer em breve.

De acordo com Koss, as críticas e preocupações de Buterin sobre a mineração de PoW são infundadas. Segundo ele, o que Buterin faz é uma falsa comparação entre os dois sistemas. Para Koss, a mineração não envolve apenas custos de energia. Além disso, ele destaca que o consumo de energia do sistema não é falho, mas a nossa matriz energética.

Leia também: Valor de mercado das criptomoedas pode cair mais de 60%, alerta trader

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Os defensores do Ethereum costumam comemorar o fato de que, após o The Merge, o custo de energia da rede caiu em até 99%. Porém, para Koss, isso é apenas uma visão superficial.

Conforme argumenta o analista, o PoW mantém as redes de criptomoedas “ligadas ao mundo real” por causa do custo da eletricidade. E a prova de participação “corta esses links”.

Ethereum

Ainda segundo Koss, agora que o Ethereum é uma rede PoS ele está mais suscetível à censura. Isso porque agora há a possibilidade de governos pressionarem para censurar transações do ETH.

Koss está convencido de que o PoS no Ethereum levará a rede a uma espiral mortal de centralização. E como é muito caro executar um nó validador (32 Ether ou US$ 40 mil no momento da redação), mais pessoas optam por investir em staking pools.

Esse acesso a pequenos investimentos faz com que essas plataformas controlem mais de 60% de todo o ETH em staking. E é isso que, segundo ele, está empurrado o Ethereum para uma espiral de centralização.

Mesmo plataformas como o Lido, que é um staking pool, controlam mais de 30% de todo o ETH em staking. A plataforma Lido diz isso não é verdade, já que 75% dos tokens de sua governança foram distribuídos entre a tesouraria e os primeiros investidores da plataforma.

Agora, com o crescimento dos staking pools e um possível aumento futuro no preço do ETH, o acesso a validadores individuais será cada vez menos provável. E isso é o que Koss acredita que levará o Ethereum “à ruína”.

Leia também: Veja cinco criptomoedas e projetos para ficar de olho no próximo bull market 

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.