Categorias Notícias

Empresa descobre vulnerabilidade crítica em plataforma rival da OpenSea

A Check Point, multinacional israelense ligada à segurança de tecnologia, disse ter identificado uma falha de segurança na plataforma de negociação de NFT Rarible. Com mais de dois milhões de usuários ativos mensais, a plataforma é a principal rival da OpenSea.

De acordo com a empresa, a falha ainda não foi explorada por nenhum hacker. Mas se isso acontecer, um hacker poderia ter acesso a uma carteira de NFTs e criptomoedas de um usuário. Tudo isso em uma única transação.

Flaw de segurança em raro

Os usuários da Rarible negociaram US$ 273 milhões em 2021, mas a Chack Point mencionou que os usuários da plataforma são “menos suspeitos e familiarizados com a apresentação de transações”.

De acordo com a empresa, o problema envolve o envio de um link malicioso que se passa pelo site oficial da Rarible. No entanto, o link carrega um programa malicioso que invade a carteira.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A vítima recebe um link para um NFT malicioso ou navega no site e clica nesse link. O NFT malicioso executa o código JavaScript e as tentativas de enviar uma solicitação de acesso total para a vítima. Se o pedido for aceito, o hacker ganharia acesso total aos NFTs e as carteiras”, disse a Check Point.

O ataque fez como vítima uma cantora taiwanesa, Jay Chou, que teve seus NFTs supostamente roubados e vendidos por US$ 500 mil em 5 de abril. Isso chamou atenção da Check Point, que resolveu investigar a situação.

Em seguida, a empresa comunicou o caso para a equipe da Rarible, que analisou e reconheceu a falha. O conserto do problema foi executado imediatamente.

Curiosamente, a empresa também detectou vulnerabilidades de segurança na OpenSea em outubro passado, que tinha o mesmo risco. Quatro meses depois, a OpenSea de fato sofreu um ataque, conforme noticiado pelo CriptoFácil.

Por fim, a Check Point alertou que os usuários tomassem cuidado ao receber solicitações de acesso. “Se a solicitação parecer suspeita, deve ser rejeitada. Não forneça nenhum tipo de informação da sua carteira”, alertou.

Leia também: Portugal: Bison Bank torna-se primeiro banco tradicional a transacionar criptomoedas

Leia também: Corretores imobiliários vão vender casas no metaverso

Leia também: Vasil: conheça o novo hard fork da Cardano

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.