Notícias

Empiricus pagará R$4,25 mi à CVM por oferta de relatórios; Também oferta sobre criptomoedas

A Empiricus propôs um Termo de Compromisso aceito pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que consiste no pagamento de R$4,25 milhões à autarquia, além do credenciamento da empresa como analista de valores mobiliários.

A denúncia que ensejou a propositura do termo, segundo a CVM, foram as ofertas de relatórios sobre ativos no mercado. Apesar de não estarem presente no documento, a Empiricus já ofertou sobre criptoativos.

Além do caráter editorial

A CVM explica durante a fundamentação da decisão sobre o aceite do Termo de Compromisso que os boletins fornecidos pela Empiricus iam “além do caráter editorial”, sendo citados como exemplos os relatórios “As Melhores Ações da Bolsa”, Double X e Flash Trader. Todos os relatórios, sem exceção, ofereciam alguma forma de análise sobre ativos e davam recomendações de investimento – de acordo com o que foi relatado pela autarquia.

Diversas reclamações de investidores se deram acerca de tais relatórios, como é informado no procedimento que fala sobre o termo de compromisso:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Em relação à EMPIRICUS, em resumo, nas reclamações se acusa a sociedade de exercer a atividade de análise de valores mobiliários sem autorização, assim como de realizar “propaganda enganosa”, por meio de linguagem que induziria investidores a erros de avaliação acerca das estratégias de investimentos recomendadas com promessas de rentabilidade garantida e de investimento sem risco.”

Para que a empresa continue ofertando os mesmos produtos, foi exigido como condição pela CVM o seu registro como analista de valores mobiliários. A Empiricus, além das ofertas listadas como exemplo, também faz oferta produtos relacionados a criptomoedas.

Um deles é o “Exponential Coins”, que reúne criptomoedas com grande probabilidade de valorização exponencial, por meio de uma “carteira sempre monitorada”. Outro produto é o “Crypto Alerts”, que presta alertas sobre criptoativos que apresentam oportunidades de ganhos, além de fornecer um curso “completo com tudo sobre o mercado de moedas digitais”.

Inclusive, no Crypto Alerts, a Empiricus fala abertamente em sugestão de investimento – ao falar de seus guias que ajudarão a botar tais sugestões em prática. Talvez, após respeitar os requerimentos da CVM, é possível que a empresa adentre mais o mundo de criptoativos.

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.