NFT

Emissão de NFTs na Solana custará 50 vezes menos que no Ethereum

A Solana divulgou que pretende instalar uma nova tecnologia chamada “Estado de Compressão”, que promete reduzir os custos para emissão de NFTs. Com isso, a rede pretende recuperar o espaço perdido neste mercado ao longo do final do ano passado.

Frequentemente, a Solana se posicionou como um dos muitos “Ethereum killers” em potencial, ou seja, redes que poderiam acabar com o domínio do Ethereum. No entanto, a Solana perdeu muito espaço com a queda da FTX, que era uma das maiores apoiadoras da rede.

Além disso, a Solana sempre passa por interrupções desenfreadas e falhas técnicas em torno da blockchain, que minam a confiança na rede. Então, a nova ferramenta também visa melhorar a credibilidade da Solana no mercado.

A tecnologia foi desenvolvida pela Solana Labs e Metaplex, com a assistência dos provedores e indexadores Helius e SimpleHash. O estado de compressão estará disponível nas carteiras Phantom e Solflare.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Solana revela “Estado de compressão”

De acordo com a equipe de desenvolvedores, o estado de compressão faz uso das Árvores de Merkle para criar uma estrutura de dados que permite o armazenamento de dados fora da blockchain. Isso faz com que pessoas possam criar projetos sem utilizar espaço na rede.

Dessa forma, sem usar o espaço, os usuários não precisam pagar taxas aos validadores. Como resultado, eles podem reduzir os custos de armazenamento na blockchain e pagar menos para incluir mais dados. Essa estrutura vale a pena no caso de coleções de NFTs, que geralmente trazem uma grande quantidade de informações.

Em primeiro lugar, a Solana pretende utilizar a tecnologia para compactação de coleções NFT. A compactação reduz o número de dados necessários na blockchain, o que reduz o custo. Esses NFTs compactados são idênticos aos NFTs convencionais, mas ocupam menos espaço.

Segundo a Solana, a compactação pode permitir a cunhagem de 100 milhões de NFTs compactados pelo mesmo preço que 10 mil. Além disso, a compressão pode reduzir os custos de emissão para menos de 2% do que eles custam no Ethereum.

Como mostra o gráfico abaixo, a relação de custos cai conforme aumenta a quantidade de NFTs emitidos. Dessa forma, uma coleção de 10 mil NFTs na Solana sairá mais barato até mesmo que na Polygon.

Interessados já buscam tecnologia

Embora a tecnologia seja nova, várias plataformas de renome já estão utilizando. De acordo com o anúncio, protocolos como Dialect e Crossmint já incorporaram a tecnologia de compressão para “cobrir o custo de cunhagem de NFT para milhares de usuários” e “aumentar a fidelidade do cliente para empresas em todo o mundo”.

À luz desta notícia, a comunidade Solana e o mercado de criptomoedas responderam favoravelmente ao anúncio, já que os participantes do mercado são da opinião de que isso pode eventualmente resultar em um cenário de alta para o token SOL.

No estado atual, o preço do SOL abriu em alta de 0,1% e vale US$ 21,28, de acordo com o CoinGecko. Mas agora, a Solana precisa garantir o funcionamento da sua rede, que tem sido comprometido várias vezes ao longo dos últimos meses.

Em fevereiro, a rede permaneceu quase um fim de semana inteiro sem processar nenhuma transação por causa de uma falha. Isso voltou a despertar desconfiança nos usuários e levou a Solana a ter que lançar atualizações para impedir novas falhas.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.