Categorias Notícias

Eike Batista é investigado por supostas operações com Bitcoin

O empresário Eike Batista foi preso temporariamente nesta quinta-feira, 08 de agosto, pela Polícia Federal. A prisão é decorrente de investigação do Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da Operação Segredo de Midas, que apura crimes de manipulação de mercado e utilização de informação privilegiada.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, as investigações do MPF encontraram anotações na casa do empresário que supostamente são referentes a negociações envolvendo criptomoedas em nome de Flávia Sampaio, esposa de Batista. Nas anotações, foram encontrados login e senha de uma conta na exchange brasileira BitcoinTrade em nome da mulher.

“Embora a esposa do investigado, sra. Flávia, não esteja sendo investigada, é bem possível, dado o indício de comércio de meio tão usual de lavagem de ativos, que o investigado esteja usando o nome e a conta da esposa para garantir a ocultação de valores produto ou proveito de crimes”, diz o Ministério Público Federal.

O juiz Marcelo Bretas autorizou o uso dos dados para acesso às informações que podem ter ligação com Batista.

As investigações contra Eike Batista foram iniciadas após o banqueiro Eduardo Plass, dono do banco panamenho TAG Bank, ter declarado em delação premiada um suposto esquema de manipulação de mercado e lavagem de dinheiro no qual o empresário poderia estar envolvido.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Segundo o juiz, a prisão temporária “busca a obtenção de elementos de informação a fim de confirmar a autoria e materialidade dos delitos”.

“Nessa toada, a imprescindibilidade da medida para a investigação é evidente, assegurando, dentre outros efeitos, que o investigado seja ouvido pela autoridade policial sem possibilidade de prévio acerto de versões com outros sujeitos”, escreveu o magistrado ao decretar a prisão.

Fernando Martins, advogado de defesa de Batista, considera a prisão ilegal:

“A prisão temporária de Eike Batista foi decretada com o fundamento de que fosse ouvido em sede policial sobre fatos supostamente ocorridos em 2013, tratando-se, portanto, de uma prisão sem embasamento legal”, disse o advogado.

Leia também: Jovens são presos na China por aplicarem golpe envolvendo 7 mil Bitcoins

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.