Quase 100 vítimas de várias partes da China reportaram ao escritório da polícia de Hangzhou terem sido vítimas de uma suposta fraude envolvendo Bitcoins. Elas alegam que foram enganadas por dois jovens chamados Zhou Yi e Li Xiang que, segundo estimativas, teriam desaparecido com cerca de 7 mil Bitcoins. No suposto golpe, os jovens alegavam que faziam operações de compra e venda de Bitcoins no mercado OTC e também ofereciam o pagamento de juros pelos Bitcoins custodiados por eles.
“Comecei a operar no mercado OTC em 2017, inesperadamente fui enganado e perdi mais de 2 milhões de yuans este ano”, disse o Sr. Wang, uma das vítimas.
Outra vítima, Sr. Zhang, destacou que os rapazes eram confiáveis e que já havia feito outras negociações com eles:
“Eu estava negociando com eles há mais de um ano. Eu comprei Bitcoin com eles pela primeira vez no verão passado e então comprei Bitcoins deles três vezes por semana até que perdemos o contato em abril. O valor de cada transação é de cerca de dois ou três milhões de yuans. Em quase um ano, o volume de transações atingiu bilhões de yuans. Seu preço é muito baixo. Eu ganhei quase um milhão de yuans antes do ocorrido”, disse.
Além de negociar Bitcoin no mercado OTC, os jovens prometiam juros em aplicações com criptomoedas e “ofereciam” às vítimas uma quantidade de dinheiro, em yuans, para incentivar o investimento, ação que atraiu muitos investidores. No entanto, segundo a reportagem, 90% das vítimas que depositaram seu Bitcoin com a dupla não conseguiu reaver seus criptoativos.
Zhou Yi e Li Xiang foram presos pelas autoridades chinesas por “absorção ilegal de depósitos públicos” e o caso está sendo investigado mais a fundo.
Leia também: Chineses são acusados de arrecadarem US$56 milhões em esquema ilegal envolvendo Bitcoin
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora