Categorias Notícias

Economista afirma que criptomoeda do Facebook não tem nada a ver com blockchain

O célebre economista Nouriel Roubini, conhecido por seu singelo apelido “Dr Doom” – e por ser uma das figuras que mais detesta o Bitcoin – disse que o criptoativo do Facebook, a Libra, “não tem nada a ver com criptomoeda”.

Durante uma conversa com o portal de notícias CoinDesk, ele falou sobre a criptomoeda do Facebook:

“Não tem nada a ver com blockchain. Totalmente privada, controlada, centralizada, verificada e autorizada por um pequeno número de nós que são permissionados. Então, o que tem a ver com criptomoeda ou blockchain? Absolutamente nada.”

Conforme relatado pelo CriptoFácil, o Facebook reuniu diversos apoiadores para sua criptomoeda, que será uma stablecoin aparentemente lastreada por uma cesta de moedas fiduciárias. Cada um dos novos apoiadores – que incluem Visa, Mastercard, PayPal e Uber – investirá cerca de US$10 milhões no projeto como parte de um consórcio governante para a criptomoeda.

Embora Roubini tenha reconhecido que as especificidades do projeto ainda eram são conhecidas (o whitepaper foi divulgado apenas nesta terça-feira, 18 de junho), ele sugeriu que seria improvável que a Libra utilizasse tecnologias comuns de blockchain como prova de trabalho (PoW) ou prova de participação (PoS).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Por que eles fariam isso?”, perguntou.

E, embora muitos membros da comunidade de criptoativos também tenham criticado os que chamam o token do Facebook de criptomoeda, o economista negou que compartilhasse qualquer ponto em comum com os “cripto-fieis”.

Ele disse à CoinDesk que declarou que “DLT corporativa [tecnologia de contabilidade distribuída] é uma blockchain apenas no nome, então alguns cripto-fieis podem concordar com isso”.

Roubini concluiu sua fala, dizendo:

“Mas, na minha opinião, uma blockchain sem confiança, descentralizada e pública é um sonho difícil. Então nós (Roubini e os cripto-fieis) discordamos em 99% [da] substância.”

Nouriel Roubini ficou famoso durante a última crise financeira. Ele recebeu o apelido de “Dr Doom” por sua previsão sobre o crash financeiro de 2007/2008.

Leia também: Facebook lança oficialmente sua criptomoeda e diz que poderá compartilhar informações com a justiça

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.