Tecnologia

Desenvolvedores fazem Nintendo 64 rodar na blockchain do Bitcoin

A plataforma de NFT Ninjalerts uniu a nostalgia dos jogos dos anos 90 com a tecnologia blockchain ao inscrever um emulador de Nintendo 64 na rede Bitcoin. Agora, os usuários podem jogar games multiplayer em seus navegadores através de exploradores e marketplaces de Ordinals.

Além disso, a Ninjalerts fornece ferramentas e orientações para o upload de jogos permanentes e funcionais no Bitcoin, explicando como armazenar arquivos de jogos de memória somente leitura no Bitcoin em um formato criptografado e protegido por senha.

Em relação ao cumprimento das leis de direitos autorais, a Ninjalerts enfatizou seu compromisso em avançar essas capacidades tecnológicas dentro de padrões legais e éticos.

“O projeto evita explicitamente inscrever quaisquer jogos protegidos por direitos autorais e se concentra em facilitar discussões dentro da comunidade arquivista sobre as possibilidades da tecnologia blockchain na preservação de jogos”, disse em comunicado.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A Ninjalerts recomenda que os usuários encontrem métodos legais para utilizar essas ferramentas para a preservação dos jogos, como fazer backups pessoais de jogos adquiridos e evitar atividades que possam ser consideradas violação de direitos autorais.

Nintendo 64 no Bitcoin

O recente desenvolvimento da compressão Brotli no protocolo Ordinals reduziu drasticamente o tamanho dos arquivos em cerca de 80% sem comprometer a qualidade, tornando mais realista a inscrição de sistemas maiores como o Nintendo 64 e seus jogos.

Jogos como o GoldenEye 007 podem ser reduzidos de 12,4 MB para 3,15 MB após a compressão – o suficiente para serem armazenados em um único bloco Bitcoin ou divididos em oito transações com menos de 400 kb.

Embora variável, as taxas de rede do Bitcoin estão nos níveis mais baixos desde o início do protocolo Ordinals, o que significa que inscrever estes jogos custaria cerca de US$ 6 mil, segundo Owens, da Ninjalerts.

“Totalmente razoável para uma comunidade de jogadores interessados em ver esses jogos clássicos preservados para sempre”, disse.

O emulador N64 inscrito no Bitcoin pela Ninjalerts permite que os usuários joguem diretamente do navegador, carregando ROMs de seus computadores ou de inscrições existentes no Bitcoin.

Embora a Ninjalerts tenha inscrito apenas o emulador N64 no Bitcoin, Owens enfatizou que não inscreveu jogos atualmente sob direitos autorais, direcionando os usuários para o GitBook da plataforma para uma explicação mais detalhada das questões legais em torno das ROMs e emuladores de jogos.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.